quarta-feira, 27 de dezembro de 2023

Preteridos ou Preferidos

                                                       

Preteridos ou Preferidos

A vida pode apresentar situações em que somos preferidos ou  preteridos.

Saber lidar com esta situação dependerá da importância que damos ao fato, da abertura e predisposição que tenhamos para as variações, opções, escolhas e surpresas que a vida nos apresenta.

Assimilar esta dialética com naturalidade e, sobretudo com boa e sadia espiritualidade é sempre o caminho.

Vejamos as duas definições para ajudar na reflexão:

Preterido:
Aquele ou algo que foi alvo de preterição; rejeitado; desprezado; diz-se, também, do herdeiro omitido em testamento; aquele ou aquilo que não foi mencionado; por último, a pessoa que não foi promovida.

Preferido:
Aquele ou aquilo que se prefere; que foi o escolhido; que é o mais querido; favorito; predileto; antônimo de preterido.

Aparentemente, são simples as definições (cf. Aulete Virtual), mas podem nos ajudar na reflexão sobre o viver em comunidade, seja religiosa ou de toda a ordem.

Diante de Deus quem são os preferidos ou os preteridos?

Diante d’Ele, os preferidos são os pobres, os excluídos, os sofredores, as crianças, os enfermos, os famintos, os últimos, os marginalizados, a escória da sociedade, os pequenos e simples...

Preteridos são, por sua vez, os orgulhosos, os autossuficientes, os gananciosos, os arrogantes, os prepotentes, os egoístas, os invejosos, os preguiçosos, os indolentes, os incrédulos, os idólatras...

E no dia a dia, desde a infância, a relação das crianças passa pelo ser preferido ou preterido. Preferidos ou preteridos, na exata medida, possibilita o amadurecimento, mas, em intensidade desmedida, torna-se marcante pelo aspecto negativo. Carência ou segurança será o resultado.

A vida terá páginas em que ora seremos preferidos, ora preteridos. Importa saber lidar com esta realidade.

A psicologia nos ensina que as relações humanas devem ser trabalhadas como sentimentos e emoções; quer em relação para consigo mesmo, quer em relação aos outros. Se atritos houver, será oportunidade para superação. Metas a serem alcançadas pedem sempre superação de etapas, desafios...

Bem sabemos que muitos problemas nas comunidades surgem de relações de preferência ou preterimento.

Assim também se dá no espaço religioso: Somos mais seguros quando jamais nos sentimos preteridos por Deus, mas por Ele amados, preferidos.

Preferidos para que amemos mais, em atitudes amadurecidas, expressas em doação, entrega e serviço:

“Sabeis que os que são considerados chefes das nações dominam sobre elas e os seus grandes as tiranizam.

Entre vós não será assim: Ao contrário, aquele que dentre vós quiser ser o grande, seja o vosso servidor, e aquele que quiser ser o primeiro dentre vós seja o servo de todos.

Pois, o Filho do Homem não veio para ser servido, mas para servir e dar a Sua vida em resgate por muitos” (Mc 10,42-45).

Tenhamos maturidade e sabedoria para corresponder quando preferidos, e saber superar quando preteridos.

Assim é a vida: ora preferidos, ora preteridos...

Nenhum comentário:

Quem sou eu

Minha foto
4º Bispo da Diocese de Guanhães - MG