quinta-feira, 28 de dezembro de 2023

Aprendizes do amor verdadeiro

Aprendizes do amor verdadeiro

Jesus disse: “Quem acolhe e observa os meus Mandamentos, esse me ama. Ora, quem me ama será amado pelo meu Pai, e Eu o amarei e me manifestarei a Ele” (Jo 14, 21).

Um pouco mais adiante, disse:

“Essas coisas vos disse estando entre vós. Mas o Paráclito, o Espírito Santo que o Pai enviará em meu nome, vos ensinará tudo e vos recordará tudo o que vos disse” (Jo 14, 26).

Somos convidados a refletir sobre o verdadeiro amor, considerando que um dos aspectos mais importante do amor, consiste no desejo de promover o bem maior para o outro, numa contraposição à concepção de amor que normalmente o mundo apresenta, amor como posse, com o desejo de que a pessoa amada esteja constantemente ao lado, como garantia de felicidade. Nem tanto a felicidade do amado é o objetivo, mas a própria de quem “ama”.

Há um risco de confundirmos paixão e sentimentalismo com amor verdadeiro. Por isto, Jesus ao falar de Sua eminente partida (que se daria na morte na Cruz), disse: “Se me amásseis, ficaríeis alegres porque vou para o Pai, pois o Pai é maior do que Eu” (Jo 14,28).

Amando-nos, verdadeiramente, e amando-nos até o fim, Jesus nada reteve para Si, e tão pouco os que O seguiam. Amando-nos, doa a Sua vida, e este amor se perpetua na presença do Seu Espírito, o Paráclito, que seria e nos foi enviado, como professamos em nossa fé.

Assim nos amou Jesus, e para gerar o melhor em nós, para nos garantir o êxito, alcançou-nos a graça do envio do Espírito, em Seu nome.

Somos eternos aprendizes deste amor que não se apropria do amado, mas amplia a alegria, o bem no amado. Por isto Jesus nos disse para amar como Ele nos amou.

Se assim o fizermos, felizes seremos. Envolvidos pelo amor da Santíssima Trindade, três Pessoas, um só Deus, que Se entrelaçam na mais plena comunhão de amor, que também nos envolve e nos quer em contínuos progressos nesta relação de amor e comunhão.

Estamos em contagem regressiva para o início de um novo ano, e que seja ele tempo de aprendizado e aprofundamento no que é a essência do ser cristão: amar a Deus e ao próximo, amores absolutamente inseparáveis.

Feliz Ano Novo!

Nenhum comentário:

Quem sou eu

Minha foto
4º Bispo da Diocese de Guanhães - MG