quinta-feira, 28 de dezembro de 2023

Rever erros e acertos, avançar com coragem e ousadia!


Rever erros e acertos, avançar com coragem e ousadia!

A cada ano que se encerra, temos a oportunidade de fazer uma retrospectiva do que aconteceu no mundo, nos diversos espaços por onde circulamos e estabelecemos um feixe de relações, para que o ano que se inicia seja mais próspero, com matizes mais alegres, luminosos.

É tempo favorável de avaliação dos erros e acertos, percebendo onde houve sintonia e harmonia, e onde ambas faltaram. É tempo de reconhecer o que sucedeu no seu exato momento e o que nos inquietou porque extemporâneo; o que foi valorizado ou não ou que poderia até mais o ser.

Revendo os caminhos feitos, identificando as beiras de abismos por onde passamos e as intervenções divinas que não nos permitiram neles cair; lembrando-nos dos voos rasantes que fizemos, por ausência de tempo maior, e de outros mais altos porque soubemos parar, forças refazer, com as asas e nas asas do Espírito, com sabedoria, às alturas de planos mais belos e santos alcançamos.

Também avaliarmos as vozes que ouvimos nos falar mais fundo no coração, e outras que foram filtradas pelo discernimento necessário para que não nos roubassem a paz, a serenidade, e não nos levassem a trair os sagrados princípios que devem nortear a nossa vida.

É tempo de rever o quanto fomos responsáveis pelo rumo da História, em todos os seus âmbitos, ou o quanto não o fomos; adiando ou nos omitindo em compromissos que deveríamos ter assumido com maior gratuidade e empenho.

Reconhecer quando ainda sucumbimos aos “cantos da sereia”, a nossa fraqueza humana e possibilidade de sermos seduzidos por aquilo que nos ofereça aparente e ilusória felicidade que nos desviam do bem querer de Deus para todos nós, maculados pelos pecados capitais da soberba, avareza, luxúria, ira, gula, inveja e preguiça.

Reconhecer os anjos que passaram pela nossa vida que mesmo que tenham já combatido o bom combate, guardado a fé, completado a corrida e coroados com a coroa da glória, haverão de continuar conosco pelos exemplos e ensinamentos que deixaram. Deus sempre nos envia e coloca anjos em nossa vida, para nos comunicar a Sua vontade, Seu Plano a ser realizado por nós.

Evidentemente que não podemos mudar em absolutamente nada tudo o que aconteceu no ano que termina, mas podemos determinar o rumo dos anos vindouros, dependendo do que fizermos a cada dia deste que está por iniciar.

Feliz Ano Novo, com revisão do itinerário feito, do legado e marcas deixadas, avançando com coragem e ousadia para que todos os dias vindouros sejam mais intensos e densos de gestos de caridade, sempre impulsionados pela fé iluminada e iluminadora, para que a esperança de um ano novo não se resuma a palavras vazias de conteúdo.

Nenhum comentário:

Quem sou eu

Minha foto
4º Bispo da Diocese de Guanhães - MG