domingo, 31 de dezembro de 2023

“Família, Santuário da Vida”

 


“Família, Santuário da Vida”

A Semana Nacional da Vida e do Nascituro celebrada este ano, de 1º a 08 de outubro, tem como inspiração a Carta Encíclica Evangelium Vitae, de São João Paulo II, e como tema: “Família Santuário da Vida”.

Muito enriquecedor é o subsídio Hora da Vida, preparado pela Comissão Episcopal Pastoral para a Vida e a Família da CNBB, por meio da Comissão Nacional da Pastoral Familiar (CNPF), que nos fala sobre o valor e a inviolabilidade da vida humana.

Nos diversos encontros, vários temas são abordados: o valor incomparável da pessoa humana; a raiz da violência contra a vida; os sinais de esperança e convite ao compromisso com a vida; a vida é sempre um bem; veneração e amor pela vida dos outros; a vida humana é sagrada e inviolável; anunciar o Evangelho da Vida, e finaliza com a reflexão sobre o Dia do Nascituro, em que nos apresenta os filhos como bênçãos do Senhor.

Mais uma vez, as dioceses, paróquias e comunidade são convidadas a realizar ações públicas que possam acontecer em todo o Brasil, no dia 1º (sinal da alegria) e no dia 8 de outubro (sinal da esperança), dando a força de mobilização em prol da vida, desde a concepção até seu fim natural.

Urge que as famílias sejam, verdadeiramente, um Santuário, no qual se promova, defenda e cuide da vida, como uma verdadeira escola, em que se ama e respeita a vida, sua dignidade e sacralidade, sendo a Palavra de Deus a luz que ilumina e orienta todos os pensamentos, palavras e ações.

 

 PS: ano 2021

Nenhum comentário:

Quem sou eu

Minha foto
4º Bispo da Diocese de Guanhães - MG