domingo, 31 de dezembro de 2023

Sagrada Família: Lições inesgotáveis (Sagrada Família - Ano B)

Sagrada Família: Lições inesgotáveis

Em Nazaré, há dois mil anos, existiu uma família que para todo o tempo, para além da cultura, foi, é e será sempre modelo para toda família: A Sagrada Família de Nazaré.

Incansavelmente, os Papas nos exortam a permanecer na escola de Maria que ao lado de José e Jesus, constituem modelo inigualável, insuperável e desejável de toda família.

 -  Quem de nós pode prescindir de uma família?
 -  Quem dela não precisa?
 - Quem não deseja ter na família um porto seguro diante das incertezas e ruídos que nos cercam quotidianamente?
 -   A família é o espaço da intimidade, do recolhimento. O que há de novo para substituir a família?

Creio que absolutamente nada!

Em 1964, o Papa São Paulo VI exortava numa locução estas palavras, fortalecendo e iluminando todas as famílias que são indiscutivelmente patrimônio da humanidade, espaço privilegiado de formação, crescimento e amadurecimento.

São três pequenas grandes lições indispensáveis que ele nos apresenta:

A lição do silêncio, da convivência, do trabalho.
“Na família de Nazaré se aprende a olhar, a escutar, a meditar e penetrar o significado, tão profundo e tão misterioso, dessa manifestação tão simples, tão humilde e tão bela, do Filho de Deus. Talvez se aprenda até, insensivelmente, a imitá-lo.

Aqui se aprende o método que nos permitirá compreender quem é o Cristo. Aqui se descobre a necessidade de observar o quadro de sua permanência entre nós: os lugares, os tempos, os costumes, a linguagem, as práticas religiosas, tudo de que Jesus Se serviu para revelar-Se ao mundo. Aqui tudo fala; tudo tem um sentido.

Aqui, nesta escola, compreende-se a necessidade de uma disciplina espiritual para quem quer seguir o ensinamento do Evangelho e ser discípulo do Cristo.

Ó como gostaríamos de voltar à infância e seguir essa humilde e sublime escola de Nazaré! Como gostaríamos, junto a Maria, de recomeçar a adquirir a verdadeira ciência e a elevada sabedoria das verdades divinas.
Mas estamos apenas de passagem. Temos de abandonar  este desejo de continuar aqui o estudo, nunca terminado do conhecimento do Evangelho. Não partiremos, porém, antes de colher às pressas e quase furtivamente algumas breves lições de Nazaré.

Primeiro, uma lição de silêncio:
Que renasça em nós a estima pelo silêncio, essa admirável e indispensável condição do espírito, em nós, assediados por tantos clamores, ruídos e gritos em nossa vida moderna barulhenta e hipersensibilizada.

Ó silêncio de Nazaré ensina-nos o recolhimento, a interioridade, a disposição para escutar as boas inspirações e as palavras dos verdadeiros mestres. Ensina-nos a necessidade e o valor das preparações, do estudo, da meditação, da vida pessoal e interior, da oração que só Deus vê no segredo.

Uma lição de vida familiar:
Que Nazaré nos ensine o que é a família, sua comunhão de amor, sua beleza simples e austera, seu caráter sagrado e inviolável; aprendamos de Nazaré o quanto a formação que recebemos é doce e insubstituível: aprendamos qual é sua função primária no plano social...

Uma lição de trabalho:
Ó Nazaré, ó casa do filho do carpinteiro! É aqui que gostaríamos de compreender e celebrar a lei, severa e redentora, do trabalho humano; aqui restabelecer a consciência da nobreza do trabalho, aqui lembrar que o trabalho não pode ser um fim em si mesmo, mas que sua liberdade e nobreza resultam, mais que de seu valor econômico, dos valores que constituem o seu fim.

Finalmente, como gostaríamos de saudar aqui todos os trabalhadores do mundo inteiro e mostrar-lhes seu grande modelo, seu divino irmão, o profeta de todas as causas justas, o Cristo Nosso Senhor.”

O Papa chamou de breves lições...
Tão breves e tão atuais, vitais e tão necessárias!
Tão breves e tão iluminadoras e às vezes tão esquecidas!
Tão breves e às vezes relegadas ao desprezo, ao abandono!
Tão breves e tão portadoras do fermento de um mundo novo!
Tão breves e tão enriquecedoras, porque é fonte de graça, sabedoria e luz!
Tão breves e tão seguras, sobretudo num mundo em que não é mais apenas uma época de mudanças, mas uma mudança de época!

Lições insuperáveis, sempre inéditas, sempre portadoras da novidade de um lar feliz!

Todos desejamos lar feliz, portanto, aprendamos estas breves lições. Não saiamos da Escola de Maria, Mãe e mestra da Sagrada Família, na qual permitiu que Jesus crescesse em tamanho, sabedoria e graça diante de Deus!

Se quisermos uma família feliz:
Eis a Escola; o espelho e o modelo!
Eis a fonte: a Sagrada Família!

Nenhum comentário:

Quem sou eu

Minha foto
4º Bispo da Diocese de Guanhães - MG