domingo, 31 de dezembro de 2023

Iluminados pela Sagrada Família (Ano C)

 

Iluminados pela Sagrada Família 

                         “Maria, contudo, conservava cuidadosamente todos
                        esses acontecimentos e os meditava em seu coração”
                                                                                             (Lc 2,19)


O Evangelista Lucas menciona a atitude de escuta que Maria viveu em relação aos Mistérios de Deus, guardando e meditando com cuidado todas as Palavras escutadas, acolhendo no mais íntimo de si, conservando-as com vigilância fecunda (Lc 2,1-52). 

Assim fazia, pois sabia que estas Palavras indicavam o caminho que seu Amado Filho deveria percorrer, em amor incondicional ao Pai, até o fim; e porque era totalmente voltada para o seu Filho e não para si mesma. 

Maria e José ouviram, simultaneamente, a Deus e Seu próprio Filho, em total abertura e disponibilidade. Com eles, aprendamos: 

- a acolher, no silêncio e na oração, o plano de Deus, meditando-o para vivê-lo, e assim realizar os desígnios divinos para nossas famílias; 

- a necessária abertura aos Mistérios de Deus, colocando a vontade de Deus acima de tudo, vencendo todo o medo e perturbação, com confiança incondicional na presença e força amorosa d’Ele, como uma pequenina Igreja doméstica; 

- a suportar a dor da espada, que transpassa de muitas formas a vida da família, carregando a cruz com fé, esperança e amor, irradiando a luz divina. 

A Sagrada Família é, em todo o tempo, fonte inesgotável de sagradas lições, para que as famílias sejam um espaço do aprendizado dos valores sagrados que embelezam e santificam a vida. 

Roguemos a Deus para que nossas famílias assim vivam sempre inspiradas e iluminadas pela Sagrada Família, e então, reinará a paz, luz, alegria, vida e amor.

Nenhum comentário:

Quem sou eu

Minha foto
4º Bispo da Diocese de Guanhães - MG