quinta-feira, 18 de julho de 2024

Peregrinando na esperança, supliquemos ao Bom Pastor

 


Peregrinando na esperança, supliquemos ao Bom Pastor

Sejamos enriquecidos pelo comentário sobre o Cântico dos Cânticos escrito por São Gregório de Nissa (séc. IV):

“Onde pastoreias, ó Bom Pastor, Tu que carregas sobre Teus ombros a toda a grei? Toda a humanidade, que carregaste sobre os Teus ombros, é, de fato, como uma só ovelha.

Mostra-me o lugar de repouso, guia-me até o pasto nutritivo, chama-me por meu nome para que eu, Tua ovelha, escute a Tua voz, e Tua voz me conceda a vida eterna: Avisa-me, amor de minha alma, onde pastoreias.

Chamo-Te deste modo, porque Teu nome supera qualquer outro nome e qualquer entendimento, de tal forma que nenhum ser racional é capaz de pronunciá-lo ou de compreendê-lo. Este nome, expressão de Tua bondade, expressa o amor de minha alma por Ti.

Como posso deixar de Te amar, a Ti que me amaste tanto, apesar de minha escuridão, que entregaste a Tua vida pelas ovelhas de Teu rebanho? Não se pode imaginar um amor superior a este, o de dar a Tua vida por minha salvação.

Ensina-me, portanto - diz o texto sagrado -, onde pastoreias, para que possa encontrar os pastos saudáveis e saciar-me do alimento celestial que é necessário comer para entrar na vida eterna; para que possa ainda acorrer à fonte que proporcionas aos sedentos com a água que brota de Teu lado, manancial de água aberto pela lança, que se torna para todos os que dele bebem uma fonte de água que jorra para a vida eterna.

Se me pastoreias desta forma, me farás recostar ao meio-dia, sestearei em paz e descansarei sob a luz sem mistura de sombra. Durante o meio-dia não existe sombra alguma, já que o sol está a cimo; sob esta luz meridiana fazes recostar aos que pastoreaste, ao pores Teus ajudantes contigo em Teu quarto.

Ninguém é considerado digno deste repouso meridiano se não é filho da luz e filho do dia. Mas aquele que se afasta das trevas, tanto das vespertinas como das matutinas, que simbolizam o começo e o fim do mal, é colocado pelo sol de justiça na luz do meio-dia, para que repouse debaixo dela.

Ensina-me, pois, como devo recostar-me e pastar, e qual seja o caminho do repouso meridiano, não aconteça que por ignorância me afaste de Tua direção e me junte a um rebanho estranho ao Teu.

Isto diz a esposa do Cântico, solícita pela beleza que lhe vem de Deus e com o desejo de saber como alcançar a felicidade eterna.” (1)

Como Igreja sinodal, caminhando sempre juntos, façamos nossa esta oração ao Bom Pastor em todos os momentos, sobretudo nos mais adversos.

Grandes são as dificuldades e desafios, maior é a força e onipotência divina que vêm em socorro de nossas fraquezas.

Como peregrinos da esperança, precisamos contar com a presença e a ajuda do Bom Pastor, Jesus, que caminha conosco, e nos convida - “Vinde a mim vós que estais cansados sob o peso do vosso fardo e vos darei descanso” (Mt 11,28).

 

(1) Lecionário Patrístico Dominical - Editora Vozes - 2013 - pp. 433-434

Nenhum comentário:

Quem sou eu

Minha foto
4º Bispo da Diocese de Guanhães - MG