Aprendamos com São José, o guardião fiel e providente
“José é ‘guardião’ porque sabe ouvir a Deus,
deixa-se guiar por Sua vontade e, por isso mesmo, se
mostra ainda mais sensível com as pessoas que lhe são confiadas...”
No dia 19 de março, celebraremos a Festa em louvor a São José, esposo de Nossa Senhora, pai adotivo do Senhor.
Sejamos enriquecidos pelo Sermão do Presbítero São Bernardino de Sena (séc. XV), no qual ele nos apresenta São José como o guarda fiel e providente, enriquecido de todos os carismas para o exercício de sua missão.
Sejamos enriquecidos pelo Sermão do Presbítero São Bernardino de Sena (séc. XV), no qual ele nos apresenta São José como o guarda fiel e providente, enriquecido de todos os carismas para o exercício de sua missão.
“É esta a regra geral de todas as graças especiais concedidas a qualquer criatura racional: quando a providência divina escolhe alguém para uma graça particular ou estado superior, também dá à pessoa assim escolhida todos os carismas necessários para o exercício de sua missão.
Isto verificou-se de forma eminente em São José, pai adotivo do Senhor Jesus Cristo e verdadeiro esposo da Rainha do mundo e Senhora dos Anjos. Com efeito, ele foi escolhido pelo Pai eterno para ser o guarda fiel e providente dos Seus maiores tesouros: o Filho de Deus e a Virgem Maria. E cumpriu com a máxima fidelidade sua missão. Eis por que o Senhor lhe disse: Servo bom e fiel! Vem participar da alegria do teu Senhor! (Mt 25,21).
Consideremos São José diante de toda a Igreja de Cristo: acaso não é ele o homem especialmente escolhido, por quem e sob cuja proteção se realizou a entrada de Cristo no mundo de modo digno e honesto? Se, portanto, toda a santa Igreja tem uma dívida para com a Virgem Mãe, por ter recebido a Cristo por meio dela, assim também, depois dela, deve a São José uma singular graça e reverência.
Ele encerra o Antigo Testamento; nele a dignidade dos Patriarcas e dos Profetas obtém o fruto prometido. Mas ele foi o único que realmente possuiu aquilo que a bondade divina lhes tinha prometido.
E não duvidemos que a familiaridade, o respeito e a sublimíssima dignidade que Cristo lhe tributou, enquanto procedeu na terra como um filho para com seu pai, certamente também nada disso lhe negou no céu, mas antes, completou e aperfeiçoou.
Por isso, não é sem razão que o Senhor lhe declara: Vem participar da alegria do teu Senhor! Embora a alegria da felicidade eterna penetre no coração do homem, o Senhor preferiu dizer: Vem participar da alegria. Quis assim insinuar misteriosamente que a alegria não está só dentro dele, mas o envolve de todos os lados e o absorve e submerge como um abismo sem fim.
Lembrai-vos de nós, São José, e intercedei com vossas Orações junto de vosso Filho adotivo; tornai-nos também propícia vossa Esposa, a Santíssima Virgem, mãe d’Aquele que vive e reina com o Pai e o Espírito Santo pelos séculos sem fim. Amém.”
José é o guardião de Maria, de Jesus e da Igreja, como bem disse o Papa Francisco na Homilia da Missa inaugural do seu Pontificado.
Assim como São Bernardino chama São José de o guarda fiel e providente, o Papa também assim afirmou:
“José é ‘guardião’ porque sabe ouvir a Deus, deixa-se guiar por Sua vontade e, por isso mesmo, se mostra ainda mais sensível com as pessoas que lhe são confiadas, sabe ler com realismo os acontecimentos, está atento àquilo que o rodeia, e toma as decisões mais sensatas. Nele, queridos amigos, vemos como se responde à vocação de Deus: com disponibilidade e prontidão; mas vemos também qual é o centro da vocação cristã: guardemos Cristo na nossa vida, para guardar os outros, para guardar a criação!”
Acolhendo o Sermão do Presbítero aprenderemos a cuidar melhor do nosso Batismo, da vida que de Deus recebemos, a cuidar de nós mesmos, do outro e do planeta, a Casa Comum em que habitamos.
É sempre tempo de aprender as lições que São José tem a nos ensinar para que santifiquemos nossas famílias e o mundo em que vivemos, na fidelidade ao Projeto de vida que Deus tem para toda a humanidade.
2 comentários:
Linda mensagens sobre São José, eu particularmente sou muito devoto dele, aprendi com São José a ter fé sempre, a acreditar e confiar em Deus, obrigado São José por me ensinar sempre. Obrigado Dom Otacílio por sempre trazer palavras lindas de reflexão para nós, peço a Deus que te abençoe e ilumine Dom Otacílio, sou teu fã número um.
Glória à vós Senhor!
Postar um comentário