domingo, 3 de agosto de 2025

A insensatez e a loucura (XVIIIDTCC)

                                                          

A insensatez e a loucura

“Assim acontece com quem ajunta tesouros
para si mesmo, mas não é rico diante de Deus”.

A Liturgia do 18º Domingo do Tempo Comum (ano C) nos apresenta a Parábola do rico insensato (Lc 12, 13-21), na qual Jesus refere-se àquele homem, que acumulou bens e não pôde usufruir porque a morte é inevitável, com a palavra “insensato” (em outras traduções, “louco”).

A loucura ou insensatez consiste em:

- Ser incapaz de perceber a verdadeira hierarquia dos valores, submetendo o eterno ao temporal, o celeste ao terreno;

- Fazer com que o acúmulo de bens materiais se torne a causa maior da sua própria felicidade, fechando-se para os valores que são eternos, garantia de felicidade infinita;

- Não conhecer a Deus, que tão somente pode ser conhecido quando O amamos e n’Ele permanecemos: “Todo aquele que me ama permanece em mim e Eu nele” (1Jo 3,24);

- Não valorizar a presença e ação de Deus em nossa vida;

- Não viver no Seu amor e não amar;

- Não vivenciar a alegria da partilha dos bens e dos dons que se possui;

- Fechar-se impedindo o crescimento mútuo e, consequentemente, tornar impossível a realização de um projeto comum de felicidade, não somente para o tempo presente, mas para a eternidade.

É sempre tempo de revermos o caminho trilhado na fidelidade ao Senhor, de refletirmos o ardor de nossa missão como batizados, tomando cuidado para não sermos insensatos/loucos como o homem da Parábola.

Um discípulo missionário do Senhor precisa ter sempre coragem de rever suas atitudes e valores, para que cada vez mais configurado ao Cristo Bom Pastor, com o coração seduzido, viva tão apenas uma “loucura”, a loucura da Cruz, a loucura do Amor, como tão bem expressou o Apóstolo Paulo (1 Cor 1,18).

Partilha e solidariedade (XVIIIDTCC)

                                                      

Partilha e solidariedade

Para aprofundamento da Liturgia do 18º domingo do Tempo Comum (ano C), em que é proclamada a passagem do Evangelho de Lucas (Lc 12,13-21), oportuna esta reflexão escrita por São Cipriano (séc. III).

“Por que louvas semelhantes conselhos insensatos e néscios e te afasta das obras e preocupação e solicitude sobre o futuro? Por que te enredas em obscuridades e fantasias de desculpas vãs? Confessa a verdade; a nós que te conhecemos e não nos pode enganar. Abre os segredos de teu pensamento.

As trevas da esterilidade cercaram a tua alma e, afastando-te da luz da verdade, uma funda e profunda nuvem de avareza obscureceu um peito de carne.

És um cativo e um escravo de teu dinheiro. Estás amarrado com as cadeias de tua avareza, e aquele a quem Cristo desatou voltou-se a atar. Guardas um dinheiro que, guardado, não guardará a ti. Acumulas um patrimônio cujo peso te oprime, e não te percebes do que contradisse ao que se vangloriava com alegria estúpida da abundância exuberante de seus frutos: ‘Insensato! Esta noite será pedida a tua alma, e tudo o que acumulou, de quem será?’.

Divide teus rendimentos com o Senhor, teu Deus. Reparte teus frutos com Cristo; faz-Lhe participante de tuas posses terrenas para que Ele te faça participante do Reino dos Céus. Erras e te enganas se acreditas ser rico neste mundo.

Ouve a voz de Teu Senhor no Apocalipse, e como repreende com justa reprovação a este tipo de homens: ‘Pois dizes: sou rico, faço bons negócios, não necessito de nada, e não sabes que és infeliz, miserável, pobre, cego e nu. Eu te aconselho que compres de mim ouro provado ao fogo, para ficares rico; roupas brancas para te vestires, a fim de que tua nudez não apareça; e um colírio para ungir os olhos, de modo que possas ver claramente’.

Portanto, se és abastado por esta imensa luz, sejas ouro puro purificado pelo fogo, para que, abrasado por esta imensa luz, sejas ouro puro acrisolado pelas esmolas e obras de misericórdia. Compra para ti uma veste alva, para que, se foste desnudo segundo Adão, envergonhado de tua feiura, te vistas com o vestuário cândido de Cristo.

E tu, que és senhora abastada e rica na Igreja de Cristo, adorna teus olhos não com os enfeites do diabo, mas com o colírio de Cristo, para que possas chegar a ver Deus, merecendo esta graça d’Ele por tuas obras e bons costumes. Mas por hora, enquanto tu és assim, não podes atuar na Igreja, porque teus olhos, cheios da negrura das trevas e preocupados pela noite, não enxergam ao pobre e ao necessitado.

És abastado e rico, e acreditas que podes celebrar o Sacrifício do Senhor, tu que não olhas o sofrimento dos pobres; tu que vens ao divino Sacrifício sem sacrificar-te a ti mesmo; tu que participas de um sacrifício que o pobre oferece. Veja o exemplo da viúva que deu duas moedas de esmola no gazofilácio. Aquele que se compadece do pobre, empresta a Deus.”

Reflitamos sobre quais são as nossas riquezas, e como vivemos as obras de misericórdia, em alegre partilha e solidariedade, sobretudo com os que mais precisam.

Roguemos a Deus para que nos conceda sabedoria para o discernimento necessário, a fim de que saibamos usar as coisas que passam e abraçar as que não passam.

Jamais nos falte o “colírio de Cristo”, para enxergarmos os “Cristos” necessitados bem próximos a nós, clamando por amor, acolhida, solidariedade.


Lecionário Patrístico Dominical – Editora Vozes – 2013 – pp.691-692

“Usemos as coisas temporais, mas desejemos as eternas” (XVIIIDTCC)

 


“Usemos as coisas temporais, mas desejemos as eternas”

 

“Se não podeis deixar as coisas do mundo,

fazei uso delas de tal modo que não vos prendam a ele...”

 

Sejamos enriquecidos por uma das homilias sobre os Evangelhos, escrita pelo Papa São Gregório Magno (séc. V).

 

“Desejaria exortar-vos a deixar tudo, mas não me atrevo. Se não podeis deixar as coisas do mundo, fazei uso delas de tal modo que não vos prendam a ele, possuindo os bens terrenos sem deixar que vos possuam.

 

Tudo o que possuís esteja sob o domínio do vosso espírito, para que não fiqueis presos pelo amor das coisas terenas, sendo por elas dominados.

 

Usemos as coisas temporais, mas desejemos as eternas. As coisas temporais sejam simples ajuda para a caminhada, mas as eternas, o termo do vosso peregrinar.

 

Tudo o que se passa neste mundo seja considerado como acessório. Que o olhar do nosso espírito se volte para frente, fixando-nos firmemente nos bens futuros que esperamos alcançar.

 

Extirpemos radicalmente os vícios, não só das nossas ações, mas também dos pensamentos. Que o prazer da carne, o ardor da cobiça e o fogo da ambição não nos afastem da Ceia do Senhor!

 

Até as coisas boas que realizamos no mundo, não nos apeguemos a elas, de modo que as coisas agradáveis sirvam ao nosso corpo sem prejudicar o nosso coração.

 

Por isso, irmãos, não ousamos dizer-vos que deixeis tudo. Entretanto, se o quiserdes, mesmo possuindo-as, deixareis todas as coisas se tiverdes o coração voltado para o alto. Pois quem põe a serviço da vida todas as coisas necessárias, sem ser por elas dominado, usa do mundo como se dele não usasse.

 

Tais coisas estão ao seu serviço, mas sem perturbar o propósito de quem aspira às do alto. Os que assim procedem têm à sua disposição tudo o que é terreno, não como objeto de sua ambição, mas de sua utilidade. Por conseguinte, nada detenha o desejo do vosso espírito, nenhuma afeição vos prenda a este mundo.

 

Se amarmos o que é bom, deleite-se o nosso espírito com bens ainda melhores, isto é, os bens celestes. Se tememos o mal, ponhamos diante dos olhos os males eternos. Desse modo, contemplando na eternidade o que mais devemos amar e o que mais devemos temer, não nos deixaremos prender ao que existe na terra.

 

Para assim procedermos, contamos com o auxílio do Mediador entre Deus e os homens. Por meio d’Ele logo obteremos tudo, se amarmos realmente Aquele que, sendo Deus, vive e reina com o Pai e o Espírito Santo, pelos séculos dos séculos. Amém.”

 
Os cristãos estando no mundo não são do mundo e devem ter atitude diferente frente aos bens, de modo especial nos exorta o Papa São Gregório Magno, com sabedoria e sobriedade devem usar as coisas, e não por elas serem possuídos.

 

Quanto mais Eucarísticos e Pascais formos, maior será:

- A nossa liberdade e desprendimento diante de tudo e de todos para maior fidelidade ao Senhor;

- A nossa disponibilidade para amá-Lo e servi-Lo na pessoa do nosso próximo;

- O nosso contentamento com o que possuímos, afinal não precisamos muito para sermos felizes, quando nosso coração encontrou no Senhor o divino deleite e inebriamento;

 - A nossa gratidão pelo que possuímos, sem cairmos no consumismo que não dá o verdadeiro sentido e preenchimento da alma.

Concluindo, maior alegria sentiremos quando menos trêfegos formos e soubermos trafegar entre as privações e provações da vida, com toda confiança no Senhor, buscando as coisas do alto onde habita Deus, como tão bem expressou o Apóstolo Paulo – Se, portanto, ressuscitastes com Cristo, buscai as coisas lá do alto, onde Cristo está sentado à direita de Deus.” (Cl 3,1).

Oremos:

“Ó Deus, sois o amparo dos que em Vós esperam e, sem Vosso auxílio, ninguém é forte, ninguém é santo; redobrai de amor para conosco, para que, conduzidos por Vós, usemos de tal modo os bens que passam, que possamos abraçar os que não passam. Por nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. Amém!” (1)

 

(1) Oração da Coleta do 17º Domingo do Tempo Comum – Missal Romano – antiga Edição.

Entre o transitório e o eterno (XVIIIDTCC)

                                                 


Entre o transitório e o eterno

“Pois a figura deste mundo passa” (1 Cor 7,31)

O Apóstolo Paulo, na passagem da Primeira Carta aos Coríntios (1 Cor 7,25-31),  insiste sobre a brevidade e caducidade do tempo e nos propõe um discernimento evangélico dos valores que norteiam a nossa vida.

Somente a relação com o Senhor Vivo e Ressuscitado confere o verdadeiro valor e o significado de todas as opções de nossa vida. 

Aprendemos a relativizar o tempo presente, assim como as estruturas que resultam da intervenção humana.

Crendo no Senhor vivo e Ressuscitado, a profissão de fé em Sua Ressurreição, é ser convicto de que foi inaugurado um novo tempo e aprender a fazer as devidas relativizações das coisas que passam, para que não se perca o desejo e o encontro das coisas que não passam.

Como cristãos, cremos que tudo se encaminha para o mundo novo, e o Apóstolo aponta para algumas realidades que são transitórias, sem desmerecimento de sua importância: o matrimônio, o riso, o pranto, a posse de bens e sua venda.

Elas não são em si realidades últimas, de modo que o cristão precisa de sabedoria para saber usar das coisas do mundo, viver as relações conjugais, familiares, sociais, mas não devem estar completamente absorvidos por elas.

A sabedoria cristã requer que usemos as coisas que passam e abracemos as que não passam, as eternas, e, de modo especialíssimo, o amor de Deus e dos irmãos.

Sendo assim, o cristão casa-se ou não, chora ou ri, alegra-se ou se entristece, compra e vende, mas ciente de que estas dimensões não são um fim em si mesmas.

O Apóstolo, com toda propriedade, exorta-nos para que evitemos toda forma de apego e posse, uma vez que vivemos numa situação que se tornou provisória. E, mais uma vez, lembramos que somos peregrinos longe do Senhor, com Ele tão próximo, até que um dia possamos com Ele na glória entrar.

Na fidelidade ao Senhor, aprendamos a pautar nossa vida pelos valores eternos que dão beleza e sentido a nossa vida, e somente abertos à Sabedoria do Espírito estabeleceremos uma relação filial para com Deus, estabelecendo relações sinceras, livres, edificantes, mutuamente, enquanto criaturas d’Ele que somos.

Somente a intimidade com Jesus Cristo se torna uma verdadeira comunhão e alimenta uma fé que é capaz de transportar montanhas, para que o horizonte da esperança seja possível, porque fundando e edificado sobre o fundamento da caridade que jamais passará. 

“Tudo é vaidade” (XVIIIDTCC)

                                                          

 “Tudo é vaidade”

“Vaidade das vaidades, diz o Eclesiastes, vaidade das vaidades! Tudo é vaidade” (Ecl 1,2)

Reflexão à luz à luz da passagem do Livro do Eclesiastes (Ecl 1,2-11) sobre o tema da vaidade.

O autor do Livro, por seu caráter sapiencial, convida-nos a rever nosso modo de pensar e conduta, questionando nossas falsas seguranças e saberes:

“Não é um Livro onde se vão procurar respostas, mas onde se denuncia o fracasso da sabedoria tradicional e onde ecoa o grito de angústia de uma humanidade ferida e perdida, que não compreende a razão de viver”. (1)

A mensagem é explícita: somente Deus dá sentido à nossa existência. A vida somente pelos bens materiais conduz à falência, quem vive por si e para si não encontra saída e sentido para sua vida.

Deste modo, ninguém deve se deixar levar pelas paixões e ilusões perniciosas, porque é vã tanta atividade febril, pois tudo se move, tudo passa, tudo flui sobre a face imóvel da terra, uma vã agitação, sem finalidade, que a nada leva, ou seja, um movimento pendular que recomeça continuamente. (1)

É preciso colher com simplicidade e medida os bens que a vida oferece, de modo que precisamos aprender a nos contentar com o justo meio termo, sem que corramos inutilmente a procura de uma felicidade inatingível. (2)

É preciso o humilde reconhecimento de nossa impotência diante da onipotência divina, que se manifesta como misericórdia, amor, bondade, alegria, vida e paz.

Não podemos colocar a nossa esperança em coisas falíveis e passageiras: “A nossa caminhada nesta terra está, na verdade, cheia de limitações, de desilusões, de imperfeições; mas nós sabemos que esta vida caminha para a sua realização plena, para a vida eterna: só aí encontraremos o sentido pleno do nosso ser e da nossa existência”. (3)

Somente assim compreenderemos a Páscoa de Cristo: “Jesus foi ao fundo da vaidade do homem para nos abrir à esperança de Deus. Celebrando a Eucaristia, celebramos a liberdade trazida por Deus à humanidade, não obstante os determinismos e ‘necessidades’ do mundo, abrindo-a à vida sem fim” (4).

Oremos:

Livrai-nos Senhor de toda a vaidade, a fim de não enveredarmos por caminhos que nos distancie de vós, a fim de que não corramos inutilmente atrás de enganos, absurdos, cujo preço é o tédio e o desencontro conosco mesmos.

Fortalecei nossos passos no seguimento dos vossos, despidos de toda ambição desmedida, vivendo na simplicidade e humildade, tendo tão somente Vós como nossa maior riqueza, e assim revigorados na missão de discípulos missionários, como Igreja, a serviço do Reino, sob a ação e assistência de Vosso Espírito. Amém…




(1) (2) cf. Missal Cotidiano – Editora Paulus – p. 1308-1309
(3) (4) cf. www.dehonianos.org.br 

Concedei-nos, Senhor, os bens necessários!

                                                   

Concedei-nos, Senhor, os bens necessários!
 
Uma oração para auxiliar na renovação de nossa fidelidade ao Senhor, para segui-Lo com maior ardor e entusiasmo, à luz do texto do bispo e mártir São Cipriano (séc. III):
 
Oremos:

Senhor Jesus, que sejamos sempre sim à vontade do Pai,
Como fostes em todos os momentos e em tudo ao Vosso Pai,
Com a força e presença do Espírito que sobre Vós pousava.
 
Por isto, a Vó suplicamos que nos concedeis:
 
A humildade no comportamento, para não ofuscarmos a Vossa luz;
O respeito nas palavras, para que correspondam à retidão e coerência das ações,
A misericórdia nas obras, sem nada esperarmos em troca, simplesmente por amor;
 
A moderação nos costumes, sem jamais ofendermos os outros e sabendo tolerar o que for preciso;
A capacidade de conservar a paz com os nossos irmãos, fortalecendo os vínculos da amizade e concórdia;
Amarmos ao Senhor de todo o coração, enquanto Pai e temê-Lo enquanto Deus;
 
Nada preferir a Cristo, para correspondermos ao Seu Amor que nada preferiu a nós; 
O manter-nos inseparavelmente unidos ao Seu Amor, Mandamento maior de nossa vida;
Permanecermos junto à cruz, com fortaleza e confiança, sem choros e lamentos estéreis;
 
A serenidade para enfrentarmos os tormentos.
A constância na fé, para que nos mantenhamos firmes e intrépidos no carregar da cruz;
 
A confiança em Vossa força e presença no bom combate da fé,
Para que, passando pela morte, alcancemos a eternidade,
E recebamos de Vós a coroa da glória aos justos prometida,
E por nós ardentemente esperada. Amém.
 
PS: Fonte inspiradora: Lecionário Patrístico Dominical - Editora Vozes - 2013 - p.225. 

Homossexualidade Presbiterato: O Que nos diz a Igreja?

Homossexualidade Presbiterato
 O Que nos diz a Igreja?

A Congregação para a Educação Católica, do Vaticano, tem um  documento, chamado de Instrução, sobre “Os critérios de discernimento vocacional acerca das pessoas com tendências homossexuais e da sua admissão ao seminário e às ordens sacras”. A mídia deu especial ênfase, às vezes com distorções das reais proposições apresentadas.

A Instrução vem em continuidade a grandes Documentos da Igreja como: o decreto “Optatam totius", do Vaticano II; Sínodo dos Bispos de 1990 que refletiu sobre a formação dos sacerdotes nas circunstâncias atuais; e a Exortação pós Sinodal “Pastores dabo vobis” do Papa João Paulo II.

A Instrução contém normas acerca de uma questão particular, que a situação atual tornou mais urgente, isto é, a admissão ou não ao Seminário e às Ordens sacras dos candidatos que tenham tendências homossexuais profundamente enraizadas.

Segundo a Tradição da Igreja, só o batizado de sexo masculino recebe validamente a Sagrada Ordenação. Por meio do sacramento da Ordem, o Espírito Santo configura o candidato a Jesus Cristo, por um título novo e específico.

O sacerdote, com efeito, representa sacramentalmente Cristo: Cabeça, Pastor e Esposo da Igreja. Por isto, toda a vida do ministro sagrado deve ser animada por uma entrega de toda a sua pessoa à Igreja, por uma autêntica caridade pastoral. Por isso, o candidato ao ministério ordenado deve atingir a maturidade afetiva, para uma correta relação com homens e com mulheres, desenvolvendo nele um verdadeiro sentido da paternidade espiritual em relação à comunidade eclesial que lhe será confiada.

Referindo-se Catecismo da Igreja, a Instrução fala de uma clara distinção entre atos e tendências homossexuais:
“Quanto aos atos, ensina que, na Sagrada Escritura, esses são apresentados como pecados graves. A Tradição considerou-os constantemente como intrinsecamente imorais e contrários à lei natural. Por conseguinte, não podem ser aprovados em caso algum”.

“No que diz respeito às tendências homossexuais profundamente enraizadas, que certo número de homens e mulheres apresenta, também elas são objetivamente desordenadas e constituem freqüentemente, mesmo para tais pessoas, uma provação. Estas devem ser acolhidas com respeito e delicadeza; evitar-se-á, em relação a elas, qualquer marca de discriminação injusta. Essas pessoas são chamadas a realizar na sua vida a vontade de Deus e a unir ao sacrifício da cruz do Senhor as dificuldades que possam encontrar”.

A partir deste ensinamento, considera necessário afirmar claramente que a Igreja, embora respeitando profundamente as pessoas em questão, não pode admitir ao Seminário e às Ordens sacras aqueles que praticam a homossexualidade, apresentam tendências homossexuais profundamente enraizadas ou apoiam à chamada cultura gay.

Em se tratando de tendências homossexuais que sejam apenas expressão de um problema transitório, elas devem ser claramente superadas, pelo menos três anos antes da Ordenação diaconal.

Convido a uma reflexão do que até aqui foi apresentado, e concluo na próxima edição, apresentando mais alguns pontos desta Instrução.


PS: Publicado no jornal Folha Diocesana, no ano de 2009, quando era Representante dos Presbíteros da Diocese de Guarulhos.

Quem sou eu

Minha foto
4º Bispo da Diocese de Guanhães - MG