terça-feira, 5 de dezembro de 2023

Evangelizadores com espírito (Introdução)


Evangelizadores com espírito

Na Exortação “Evangelii Gaudium” (2014), no capítulo V, o Papa Francisco nos fala da necessidade de evangelizadores com espírito, ou seja, que se abram sem medo à ação do Espírito Santo, que Se manifestou maravilhosamente no dia de Pentecostes, e que levou os Apóstolos a saírem de si mesmos, transformados em anunciadores das maravilhas de Deus, de modo que cada um começou a entender na própria língua.

É preciso que os evangelizadores anunciem a Boa-Nova não somente com palavras, mas, sobretudo com uma vida transfigurada pela presença de Deus (n.259).

Assim temos a evangelização com espírito, muito diferente de um conjunto de tarefas vividas como uma obrigação pesada, que quase não se tolera ou se porta como algo que contradiz às nossas próprias inclinações e desejos.

Uma evangelização com espírito é possível quando se faz com o Espírito Santo, alma da Igreja evangelizadora.

Somos encorajados pelo Papa para uma ação evangelizadora mais ardorosa, alegre, generosa, ousada, cheia de amor até o fim e feita de vida contagiante.

Invoca a vinda do Espírito Santo para renovar, sacudir, impelir a Igreja, numa decidida saída de si mesma, a fim de evangelizar todos os povos (n.2610).

Com isto, temos evangelizadores com espírito:
- que rezam e trabalham;
- que têm propostas místicas acompanhadas de compromisso social e missionário;
- com discursos e ações pastorais com espiritualidade que transformam o coração.

Para tanto, os evangelizadores com espírito precisam de momentos prolongados de adoração, de encontro orante com a Palavra, de diálogo sincero com o Senhor, sem o que incorrem em cansaços e as dificuldades naturais apagam o ardor da missão.

Porém não se trata de uma espiritualidade intimista e individualista que não corresponda às exigências da caridade e a lógica da Encarnação (n.262).

Cada tempo tem suas dificuldades para a evangelização, e o Papa acena para o aprendizado com os Santos, que nos precederam e enfrentaram as dificuldades próprias de seu tempo, e, a partir destes, apresenta-nos algumas motivações que são fundamentais para o evangelizador com espírito (n.263). (1)


(1) Nas postagens seguintes, apresento uma síntese das referidas motivações.

Nenhum comentário:

Quem sou eu

Minha foto
4º Bispo da Diocese de Guanhães - MG