quinta-feira, 7 de dezembro de 2023

Vigilantes, orantes e firmes na fé

 


Vigilantes, orantes e firmes na fé

Nas Vésperas, da quinta-feira da primeira semana do Tempo do Advento, lemos a passagem do Livro de Tiago:

“Irmãos, ficai firmes até à vinda do Senhor. Vede o agricultor: ele espera o precioso fruto da terra e fica firme até cair a chuva do outono ou da primavera. Também vós, ficai firmes e fortalecei vossos corações, porque a vinda do Senhor está próxima. Eis que o juiz está às portas.” (Tg 5,7-8.9b)

Dando os primeiros passos neste Tempo do Advento, tempo fecundo de vigilância e oração, nos preparamos para celebrar o nascimento do Salvador, e renovar sagrados compromissos na espera de Sua vinda gloriosa.

Deste modo, somos exortados pelo Apóstolo para que fiquemos firmes até a vinda do Senhor, fortalecendo nossos corações, porque a Sua vinda está próxima.

Mas como nos mantermos firmes e fortalecermos nossos corações, quando enfrentamos não poucas dificuldades, agravadas pela pandemia que ainda persiste, bem como outras situações adversas, como a violência, violação da vida, tanto da pessoa como de todo o planeta?

De fato, como nos fala o Cardeal José Tolentino de Mendonça, vimos o início de uma crise “poliédrica”, que nos desafia à conversão e reorientação dos rumos de nossa história:

 

“Que tempo é este que estamos a viver? A que o havemos de comparar? Podemos, efetivamente, olhar apenas para o assédio devastador desta crise que começa por ser sanitária, mas que depressa contaminou tantos outros âmbitos, tornando-se uma crise poliédrica: econômica, social, política, eclesial, civilizacional... Este não é o momento para fazer cair os braços em desânimo, mas é um tempo para apostas de confiança... Não é só um tempo para fechar a semente no celeiro enquanto se aguardam as condições que considerarmos propícias: este é um tempo bom para os semeadores saírem para o campo, para os pescadores se aventurarem ao lago. Não é só uma estação para gerir aflições crescentes: é também a ocasião em que Deus nos ordena que arrisquemos como Igreja e que compremos um campo novo.” 

Iluminados pela palavra do Apóstolo, na oração desta tarde, caminhemos sem jamais vacilar na fé, esmorecer na esperança e esfriar na caridade.

 

Oremos:

“Despertai, ó Deus, o Vosso poder e socorrei-nos com a Vossa força, para que Vossa misericórdia apresse a Salvação que nossos pecados retardam. Por N. S. J. C. Amém.” (1)

 

 

(1) Oração das Vésperas – quinta-feira da 1ª Semana do Advento.

Nenhum comentário:

Quem sou eu

Minha foto
4º Bispo da Diocese de Guanhães - MG