domingo, 31 de dezembro de 2023

Aprendamos a dizer: “com licença, obrigado e desculpa”



Aprendamos a dizer: “com licença, obrigado e desculpa”

Do “Discurso do Papa Francisco às famílias”, retomo pontos que muito contribuem na solidificação e santificação das famílias.

Enfatizou três palavras, que as famílias devem repetir e viver mais fortemente:

“(...) para levar por diante uma família, é necessário usar três palavras. Três palavras: com licença, obrigado, desculpa. Três palavras-chave!

Peçamos licença para não ser invasivos em família. «Posso fazer isto? Gostas que faça isto?» Com a linguagem de quem pede licença.

Digamos obrigado, obrigado pelo amor! Mas diz-me: Quantas vezes ao dia dizes obrigado à tua esposa, e tu ao teu marido? Quantos dias passam sem eu dizer esta palavra: obrigado!

E a última: desculpa. Todos erramos e às vezes alguém fica ofendido na família e no casal, e algumas vezes – digo eu – voam os pratos, dizem-se palavras duras… Mas ouvi este conselho: Não acabeis o dia sem fazer a paz. A paz faz-se de novo cada dia em família! «Desculpai-me»…, e assim se recomeça de novo.

Com licença, obrigado, desculpa! Podemos dizê-lo juntos? (respondem: Sim!). Com licença, obrigado, desculpa! Pratiquemos estas três palavras em família. Perdoar-se cada dia!

Na vida, a família experimenta muitos momentos felizes: o descanso, a refeição juntos, o passeio até ao parque ou pelos campos, a visita aos avós, a visita a uma pessoa doente... Mas, se falta o amor, falta a alegria, falta a festa; ora o amor é sempre Jesus quem no-lo dá: Ele é a fonte inesgotável. Ele, no Sacramento, dá-nos a Sua Palavra e o Pão da vida, para que a alegria seja completa”.

Oportuno que, em família, retomemos esta reflexão, para intensificar a vivência destas três palavras “com licença, obrigado e desculpa”, não somente na família, mas na comunidade, e em todos os espaços pelos quais convivemos.

Deste modo, estaremos fortalecendo os vínculos de fraternidade, amizade e harmonia, em relações mais humanas e saudáveis.


PS: Discurso do Papa Francisco às Famílias” em peregrinação, por ocasião do  Ano da Fé - Sábado, 26 de Outubro de 2013


Nenhum comentário:

Quem sou eu

Minha foto
4º Bispo da Diocese de Guanhães - MG