terça-feira, 26 de dezembro de 2023

Conduzi, Senhor, a Vossa Igreja!

                                                                     

Conduzi, Senhor, a Vossa Igreja!

“Prudentes como a serpente e
simples como as pombas”

Contemplo o Mistério da Igreja, com sua fragilidade, que contrasta com a força do mundo, como foi com o próprio Jesus Cristo, em Sua pessoa, quando enviou os discípulos em missão.

Contemplo o Mistério do Rei do Universo, inerme e tranquilo, tão diferente do rei que os judeus esperavam; um rei poderoso e triunfante, que se imporia pela força e violência. Ele tão frágil e indefeso.

Contemplo, em silêncio: A Palavra Viva e encarnada diante das palavras funestas ou mortais de Pilatos: “proclama-se Rei; e, no entanto, deixa-se prender, flagelar, conduzir à morte como malfeitor pelo bem de todos nós”.

Contemplo Aquele pelo qual tudo foi criado, tão pobre que não tem onde repousar a cabeça, mas dá prodigiosamente pão a milhares de pessoas, saciando a fome da multidão.

Medito sobre o Programa das Bem-Aventuranças, nada fácil para a Igreja: viver, quotidianamente, enfrentando ventos contrários, tempestades, mas, com a divina presença de Jesus na “barca”, em confiante travessia.

Suplico para que, como Igreja que somos, vençamos a contínua tentação de assumir as mesmas atitudes do mundo (fome do ter, poder e ser), aparentemente mais eficazes, mas que secam as fontes de sua ação.

Suplico para que a Igreja jamais se afaste do espírito da missão recebida, reavivando o testemunho, como o Mestre, de pobreza, simplicidade, humildade, e profecia, enriquecida com os infinitos dons e carismas do Espírito.

Rogo a Deus a assistência do Santo Espírito, para que a Igreja tenha coragem e clareza em todos os momentos, em absoluta e incondicional fidelidade ao Evangelho, com renúncias e carregando a cruz, no Mistério Pascal.

E assim, assistidos e conduzidos pelo Espírito, tenhamos prontidão para suportar, com paciência, toda injúria, sem nos calarmos diante da prática da injustiça, no permanente combate da fé, a espera de um novo céu e de uma nova terra.

Enfim, rogo para que, no realizar da missão pelo Senhor confiada, sejamos “Prudentes como as serpentes, simples como as pombas” (Mt 10,16), na construção do Reino de Deus por Ele inaugurado, como Igreja em saída, missionária e misericordiosa.
  

Fonte inspiradora: Mt 10, 16-23; Mt 10,15-22 - Missal Cotidiano - Editora Paulus -  p.1011.

Nenhum comentário:

Quem sou eu

Minha foto
4º Bispo da Diocese de Guanhães - MG