domingo, 31 de dezembro de 2023

Famílias, eternas aprendizes da Sagrada Família

 


Famílias, eternas aprendizes da Sagrada Família
 
Reflitamos sobre o papel fundamental que tem a família no Plano de Salvação que Deus nos propõe, à luz da passagem do Evangelho de Mateus (Mt 2,13-18).
 
Vemos retratada a fuga da Sagrada Família para o Egito,  conforme a mensagem do Anjo do Senhor a José – “Levanta-te, pega o menino e sua mãe e foge para o Egito”.
 
Vemos quão inserida se encontra a Sagrada Família na tragédia e dificuldades humanas. Dentre elas a condição de refugiados, fugindo de terrível ameaça de morte contra o Menino Jesus por Rei Herodes.
 
Vemos que a Sagrada Família viveu uma realidade de muitas outras famílias, de modo que o Filho de Deus, o recém-nascido vem partilhar o destino de toda a humanidade, com seus dramas e vicissitudes.
 
Vejamos o que nos diz o Lecionário Comentado:
 
“O amor de Deus salva os homens, mas não os subtrai à história do homem, e nem sequer à história de violência. Deus acompanha-os e ajuda-os nas dificuldades. Assim fez com Jesus, não O subtraiu à morte, mas acompanhou-O na morte.” (1)
 
Sagrada Família, única e irrepetível, por sua composição e pela importância na história da Salvação da Humanidade, e é para todo o sempre, o mais perfeito modelo para nossas famílias.
 
Hoje, mais do que nunca, nossas famílias precisam ter a Sagrada Família como modelo no enfrentamento de tantos ventos contrários que teimam em destruí-la, desmoroná-la.
 
A família é, portanto,  uma pequena Igreja, e nela devem estar presentes algumas características já encontradas nas famílias descritas em trechos do Antigo Testamento, sobre as quais se modelam as nossas famílias: paz, abundância de bens materiais, concórdia e a descendência numerosa, como sinais da bênção do Senhor (cf. Eclo 3,3-7.14-17a).
 
Ela, como uma espécie de Igreja Doméstica, inspirada na Sagrada Família, vivendo a dimensão da memória, atualização e sacrifício da História da Salvação, será espaço para:
 
- enraizamento e solidificação da fé;
- aprendizado do Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo;
 
- acolhida e amadurecimento nos princípios sagrados da beleza e sacralidade da vida, desde sua concepção até seu declínio natural;
 
- aprendizado de criação e fortalecimento de laços fraternos de amor e solidariedade;
- aprendizado de coragem e fidelidade incondicional em Deus, não obstante as provações e dificuldades que se fizerem presentes.
 
Oremos:
 
“Ó Deus de bondade, que nos destes a Sagrada Família como exemplo, concedei-nos imitar em nossos lares as suas virtudes para que, unidos pelos laços do amor, possamos chegar às alegrias da vossa casa. Por N.S.J.C. Amém.” (2)
 
 
(1) Lecionário Comentado – Tempo do Advento/Natal – Editora Paulus – Lisboa – pág.. 249
(2) Oração do dia da Missa da Sagrada Família
 

Nenhum comentário:

Quem sou eu

Minha foto
4º Bispo da Diocese de Guanhães - MG