domingo, 31 de dezembro de 2023

No silêncio, a Santíssima Trindade agia...

No silêncio, a Santíssima Trindade agia...

Retomo este artigo que fiz ao realizar o Encontro de Casais com Cristo (2012),  com o tema: “A Família é o Santuário da Vida e como Lema: “No silêncio orante, façamos a Palavra florescer”, quando Pároco da Paróquia Santo Antônio de Gopoúva - Diocese de Guarulhos - SP.

É sempre tempo de acolhermos na graça do silêncio orante, a Palavra de Deus para que ela floresça, para que de fato nossas famílias sejam um santuário da vida,  no qual se aprenda sagrados valores, para que tenhamos novos tempos mais humanos e fraternos, e assim, a Luz de Deus brilhe mais forte.

O Tema e lema iluminaram o ECC, com seus princípios: doação, pobreza, simplicidade, alegria e Oração. 

Ressoe em nosso coração as palavras da Igreja para o aprofundamento do Tema e lema:

“A Igreja é apresentada como Mistério a ser realizado entre os povos, como uma vontade Salvífica do Pai, realizada na missão do Filho e vivificada pelo Espírito Santo (LG n.4) – Mistério Trinitário: A Igreja vem da Trindade, vive da Trindade e caminha para a Trindade, o que chamamos de Comunhão Trinitária – A Santíssima Trindade é a melhor comunidade”. 

E ainda: “A Missão da Igreja é tornar-se lugar, espaço e comunidade onde a humanidade pode encontrar Deus em Jesus Cristo e ser santificada no Seu Espírito Santo.”

Sendo a família uma espécie de Igreja Doméstica, como nos ensina a “Lumen Gentium” (n.11), sem dúvida o ECC é um, entre tantos, precioso instrumento para ajudá-la a ser um reflexo da melhor comunidade: a Santíssima Trindade.

Neste tempo o Amor Trinitário agiu silenciosamente, desde os primeiros chamados para Dirigentes, Coordenadores, Palestrantes, Membros das diversas Equipes, assim como os Assessores Diocesanos. 

Quantos convites, quantas belas respostas, movidas pelo amor Trinitário que agia silenciosamente, e certamente com olhar contemplativo e a participação de nossa querida Mãe Maria!

Rendemos honra, glória e louvores à Trindade Santíssima que também agiu silenciosamente por meio de pessoas simples, disponíveis, alegres, que deram de sua pobreza, sempre movidos pela oração, na mais bela e frutuosa devoção, imitando as virtudes de nossa tão querida Mãe da Igreja, Mãe das Famílias – Maria.

A Santíssima Trindade agia silenciosamente? Agia, age e agirá sempre, num movimento contínuo de Amor, para que jamais deixemos de multiplicar compromissos pastorais na evangelização da família, para que seja, de fato, o Santuário da Vida. 

Sejam as famílias espaços para o silêncio orante, fecundo, em que as mais preciosas Sementes do Verbo, da Sua Palavra possam cair, florescer e maravilhosamente frutificar.

Urge que as mesas de nossos lares jamais se separem da Mesa Sagrada da Palavra e da Mesa da Santa Eucaristia, na comunhão maior, na vida da Igreja, Sacramento de Salvação para o mundo. Amém. 

Nenhum comentário:

Quem sou eu

Minha foto
4º Bispo da Diocese de Guanhães - MG