quinta-feira, 28 de dezembro de 2023

Irradiemos a luz divina

                                                            

Irradiemos a luz divina

Reflexão à luz da passagem da Carta de Paulo aos Efésios (Ef 4,29-32).

Pode-se perceber que o Apóstolo apresenta sete orientações a serem vividas por aqueles que professam a fé no Senhor, acompanhada do testemunho, e deste modo, irradiaremos a luz divina e seremos sal da terra e fermento na massa:

1 – “Nenhuma palavra perniciosa deve sair dos vossos lábios”

2 – “mas sim alguma palavra boa, capaz de edificar oportunamente e de trazer graça aos que a ouvem”

3 – “Não contristeis o Espírito Santo com o qual Deus vos marcou como com um selo para o dia da libertação”

4 – “Toda a amargura, irritação, cólera, gritaria, injúrias, tudo isso deve desaparecer do meio de vós, como toda a espécie de maldade”

5 – “Sede bons uns para com os outros”

6 – “sede compassivos”

7 – “Perdoai-vos mutuamente, como Deus vos perdoou por meio de Cristo”

À luz da Palavra e das sete indicações, oremos:

Ó Deus, não permitais que nossos lábios profiram palavras nocivas ou geradoras de discórdia ou firam a fraternidade, a solidariedade e a comunhão.

Colocai, ó Deus, em nossos lábios palavras edificantes, que irradiem Vossa luz, façam renascer a esperança, revigorem a fé e inflamem a caridade para com todos e em todos os lugares.

Ó Deus, não permitais que jamais entristeçamos o Espírito Santo, com o qual nos marcastes para o dia da libertação, com pensamentos, palavras e atitudes indesejáveis com marcas do pecado.

Ajudai-nos, ó Deus, para que eliminemos toda amargura e irritação, e jamais promovamos gritarias que não gerem alegria e vida, e tão pouco sejamos instrumentos de injúrias e promotores de maldade.

Ó Deus, Vós que sois tão bom e amável, com a Vossa graça, ajudai-nos a sermos sinal de bondade; que o nosso falar e agir revelem a Vossa amável e eterna presença.

Concedei-nos, ó Deus, a graça de sermos compassivos, de modo que acolhidos pela Vossa misericórdia divina, sejamos instrumentos da misericórdia humana para com os que mais precisam.

Ó Deus, perdoados e reconciliados pelo Sangue Redentor de Vosso Filho e remidos pelo Espírito Santo, sejamos capazes de dar e pedir perdão a quem nos tenha ofendido. Amém.

Nenhum comentário:

Quem sou eu

Minha foto
4º Bispo da Diocese de Guanhães - MG