domingo, 31 de dezembro de 2023

Aprendizes da Sagrada Família (Ano C)


Aprendizes da Sagrada Família

Mistérios Divinos guardados
e meditados no coração.

Retomo três versículos em que o Evangelista Lucas menciona a atitude de escuta que Maria viveu em relação aos Mistérios de Deus, guardando com cuidado todas as palavras escutadas, meditando-as em seu coração, permitindo que elas penetrassem no mais íntimo de si, conservando-as com vigilância, sem nada perder de seus significados, dada a preciosidade.

-“Maria, por sua vez, guardava todas essas coisas, meditando-as em seu coração.” Lc 2, 19
-“Seu pai e Sua mãe estavam admirados do que diziam d’Ele.” Lc 2, 33
-“Jesus desceu então com os pais para Nazaré e era obediente a eles.” Lc 2, 51

Maria guardava e meditava com amor, porque sabia que estas palavras indicavam o caminho que seu Amado Filho deveria percorrer em amor incondicional ao Pai, até o fim.

Maria, uma mãe totalmente voltada para o seu Filho e não para si mesma, como é próprio de toda mãe, mas, sobretudo ela por ser Mãe de Deus e nossa.

Maria e José ouviram, simultaneamente, a Deus e Seu próprio Filho, e é esta a primeira e fundamental disponibilidade que os pais são chamados a viver: esquecerem-se de si mesmos, das suas necessidades e sonhos acerca dos filhos, para se porem a escuta daquilo que Deus quer.

Somente quando pais e filhos souberem, como Maria e José, acolher no silêncio, na Oração, guardando e meditando o que Deus quer, e assim realizar, é que se tornarão um espelho da Sagrada Família.

Somente quando pais e filhos se abrirem aos Mistérios de Deus, a família será uma pequenina Igreja doméstica.

Somente quando a vontade de Deus acima de tudo puserem, a família será uma pequenina Igreja doméstica.

Somente quando superarem todo medo e perturbação, com confiança incondicional na presença e força amorosa de Deus, que jamais nos abandona, a família será uma pequenina Igreja doméstica.

Somente quando suportarem a dor da espada que transpassa de muitas formas à vida da família, carregando a cruz com fé, esperança e amor, e a transformando em sinal de vitória, a família será uma pequenina Igreja doméstica.

Somente quando se tornarem aprendizes das sagradas lições que emanam desta Escola da Sagrada Família é que a família será uma luminosa pequenina Igreja Doméstica.

Somente...

Nenhum comentário:

Quem sou eu

Minha foto
4º Bispo da Diocese de Guanhães - MG