quinta-feira, 28 de dezembro de 2023

O silêncio dos inocentes

                                                        

O silêncio dos inocentes

                                         “Levante-se, pegue a Criança e a Sua mãe
                               e fuja para o Egito. Fiquem lá até eu avisar, pois
         Herodes está procurando a Criança para matá-La.” (Mt 2, 14)


No dia 28 de dezembro, celebramos a Festa dos Santos Inocentes, Mártires do Senhor, como nos retrata a passagem do Evangelho (Mt 2, 13-18).

Para aprofundamento, sejamos enriquecidos pelo Sermão do Bispo São Quodvultdeus (Séc. V).

“Nasceu um pequenino que é o grande Rei. Os magos chegam de longe e vêm adorar, ainda deitado no presépio, Aquele que reina no céu e na terra. Ao anunciarem os magos o nascimento de um Rei, Herodes se perturba e, para não perder o seu reino, quer matar o recém-nascido. No entanto, se tivesse acreditado n’Ele, poderia reinar com segurança nesta terra e para sempre na outra vida.

Por que temes, Herodes, ao ouvir que nasceu um Rei? Ele não veio para te destronar, mas para vencer o demônio. Como não compreendes isso, tu te perturbas e te enfureces; e, para que não escape o único Menino que procuras, tens a crueldade de matar tantos outros.

Nem as lágrimas das mães nem o lamento dos pais pela morte de seus filhos, nem os gritos e gemidos das crianças te comovem. Matas o corpo das crianças porque o medo matou o teu coração; e julgas que, se conseguires teu propósito, poderás viver muito tempo, quando precisamente é a própria Vida que queres matar.

Aquele que é a fonte da graça, pequenino e grande ao mesmo tempo, reclinado num presépio, apavora o teu trono. Por meio de ti, e sem que saibas, realiza os seus desígnios e liberta as almas do cativeiro do demônio. Recebe como filhos adotivos os filhos dos que eram seus inimigos.

Essas crianças morrem pelo Cristo, sem saberem, enquanto seus pais choram os mártires que morrem. Cristo faz suas legítimas testemunhas aqueles que ainda não falam. Eis como reina Aquele que veio para reinar. Eis como já começa a conceder a liberdade Aquele que veio para libertar, e a dar a salvação Aquele que veio para salvar.

Tu, porém, Herodes, ignorando tudo isto, te perturbas e te enfureces; e enquanto te enfureces contra o Menino, já lhe prestas homenagem, sem o saberes. Ó imenso dom da graça! Que méritos tinham aquelas crianças para obterem tal vitória? Ainda não falam e já proclamam o Cristo. Não podem ainda mover os membros para a luta e já ostentam a palma da vitória”.

Como o próprio Bispo diz “Ainda não falam e já proclamam Cristo”, referindo-se ao infanticídio, ao crudelíssimo morticínio das crianças e de inocentes, por causa de uma Criança que abalou as estruturas empoeiradas e apodrecidas de um poder que não promove a vida, mas teme diante da Fonte Genuína da Vida: Jesus!

Reflitamos sobre o modo igual ou disfarçado, em que os “Herodes” de hoje continuam fazendo com as crianças inocentes; tramando e matando inocentes aos milhões, com mentalidade e prática abortistas.

Enquanto dormimos, a morte dos inocentes é planejada, acordos são firmados, atos “herodianos” teimam em se multiplicar:

- em extremos e abomináveis atos de pedofilia, ou de manipulação consumista das crianças como objeto e fonte de lucro;

- nas deploráveis agressões ocultadas e silenciadas nas famílias, onde sabemos muitas crianças são vítimas da violência doméstica;

- maculando a beleza e a inocência das crianças, com músicas, programas, modas etc., que em nada colaboram para que vivam um momento tão belo da vida;

- quando privamos milhões de crianças do pão, da moradia, do lazer, da cultura, da vida, da alegria.

Infelizmente a “insanidade herodiana” perdura em nossos dias, por isso multipliquemos compromissos com a vida dos inocentes, acolhendo e defendendo a vida, da concepção ao seu declínio natural.

Acolher o Verbo é pôr-se a caminho no amor e na defesa da vida, sobretudo dos pequeninos, como Ele Se fez um dia, e com os quais Se identificou para sempre:

“Em verdade vos digo que se não vos converterdes e não vos fizerdes como crianças, de modo algum entrareis no Reino dos Céus” (Mt 18,3).

E ainda: “Deixai vir a mim as crianças, porque delas é o Reino dos céus” (Mt 19,14).

Não mais Herodes e seus discípulos!

Fale o silêncio dos inocentes!

Falemos pelos inocentes!

Falemos com os inocentes!

 

Nenhum comentário:

Quem sou eu

Minha foto
4º Bispo da Diocese de Guanhães - MG