domingo, 31 de dezembro de 2023

“Comece em sua casa”

“Comece em sua casa”

Urge revitalizar e valorizar nossas famílias, que são uma Igreja doméstica, como nos fala o Catecismo da Igreja Católica:

"Uma revelação e atuação específica da comunhão eclesial é constituída pela família cristã, que também, por isso, se pode e deve chamar Igreja doméstica. É uma comunidade de fé, de esperança e de caridade; na Igreja ela tem uma importância singular, como se vê no Novo Testamento" (1).

Voltemos ao ano de 1977, em que a Igreja no Brasil, realizou uma Campanha da Fraternidade sobre a Família, com o tema – “Comece em sua casa”.

Tinha como objetivo geral a promoção dos valores da família e a cura de suas feridas, através de todos os meios, colocando em relevo a influência que a Família possui sobre a verdadeira fraternidade entre todos.

O tema da Campanha foi escolhido por causa da discussão da Lei do Divórcio e sua consequente aprovação; e portanto era necessário procurar “apontar os verdadeiros remédios contra o divórcio e a desagregação da família”.

São atualíssimas as palavras do Papa São Paulo VI dirigidas na Quaresma ao mundo todo e à Igreja no Brasil naquele ano:

"Amados Filhos e Filhas: dentro em breve está a fazer dez anos que a Nossa Encíclica Populorum Progressio, sobre o desenvolvimento dos povos, foi como que um ‘grito de angústia, em nome do Senhor’, lançado às comunidades cristãs e a todos os homens de boa vontade.

Hoje, neste início do tempo litúrgico da Quaresma, nós desejaríamos fazer ressoar de novo esse apelo solene. O nosso olhar e o nosso coração de Pastor Universal, de fato, continuam a ser profundamente impressionados pela multidão imensa daqueles que todas as Sociedades do mundo deixam à beira do caminho, feridos no corpo e na alma, despojados da sua dignidade humana, sem pão, sem voz, sem defesa e sozinhos no infortúnio.

Experimentamos dificuldades, é certo, em compartilhar aquilo que nós possuímos, com o fim de contribuir para o desaparecimento das desigualdades de um mundo tornado injusto. E, no entanto, as declarações de princípios não bastam. É por isso que é necessário e salutar recordar-nos de que somos administradores das dores de Deus e de que 'penitência do tempo da Quaresma deve ser, não apenas interna e individual, mas também externa e social’ (SC, 110).

Ide junto do pobre Lázaro que sofre fome e miséria. Tornai-vos o próximo dele, a fim de que ele reconheça no vosso olhar, o olhar de Cristo que o acolhe, e nas vossas mãos, as mãos do Senhor a repartir os seus dons.

Respondei deste modo, com generosidade, aos apelos que vos irão ser dirigidos nas vossas Igrejas particulares, para aliviar os mais deserdados e para participar no progresso dos povos mais desprovidos de bens.

Nós queremos lembrar-vos as palavras do Senhor Jesus, que o Apóstolo São Paulo conservou como algo precioso, para acudir aos fracos: ‘há mais felicidade em dar do que em receber’ (At 20,35). E, exortamo-vos a todos, amados Filhos e Filhas, a purificar assim os vossos corações, para acolherem as próximas celebrações pascais e anunciarem ao mundo a jubilosa nova da Salvação.

E aos diletos Irmãos e Filhos do Brasil, onde hoje se abre mais uma Campanha da Fraternidade, centrada este ano no bem atual tema ‘FRATERNIDADE E FAMÍLIA’, diremos ainda: cada um ‘comece em sua casa’, a ouvir o nosso apelo!

Os pais encaminhem os filhos, desde a infância, para o conhecimento do amor de Deus a todos os homens: ele os quer numa só família, tratando-se com espírito fraternal. Que pelo exemplo da vida vivida, ilumine os lares brasileiros o sentido do amor e o cuidado das necessidades espirituais e materiais do próximo; e que esta luz faça desabrochar frutos sazonados nas almas em flor de um País jovem, garantindo aí o porvir das tradicionalmente boas famílias cristãs".

Continuemos vigilantes e orantes, empenhados na solidificação e santificação de nossas famílias, suplicando a Deus para que de toda e qualquer enfermidade sejamos livres e curados.


(1) Catecismo da Igreja Católica - parágrafo n. 2204

Nenhum comentário:

Quem sou eu

Minha foto
4º Bispo da Diocese de Guanhães - MG