domingo, 5 de janeiro de 2025

Seja nossa vida um presente ao Menino Deus (Epifania)

 


                         
Seja nossa vida um presente ao Menino Deus

Assim falou o Apóstolo Paulo a Tito:

“Mas, quando a bondade e o amor de Deus, nosso Salvador, se manifestaram, Ele salvou-nos, não por causa dos atos justos que houvéssemos praticados, mas porque, por sua misericórdia fomos lavados pelo poder regenerador e renovador do Espírito Santo, que Ele ricamente derramou sobre nós, por meio de Jesus Cristo, nosso Salvador, a fim de que fôssemos justificados pela Sua graça, e nos tornássemos herdeiros da esperança da vida eterna” (Tt 3,4-7­).

E diante de imensurável Mistério, falemos com o Senhor:

“Senhor Jesus, Vossa Epifania é a manifestação ao mundo do amor misericordioso de Deus que Vos enviou a nós, na plenitude dos tempos, Divino Salvador, na frágil criança, que na manjedoura repousa.

No Vosso rosto revela-se o grande do amor de Deus, que Se fez pequeno, até quase mendigar a nossa ternura, em suave convite de que não apenas Vos ofereçamos alguma coisa, mas nos ofereçamos a nós mesmos, somados aos presentes dos magos: ouro, incenso e mirra.

Vossa Epifania é uma luz que brilha para iluminar nossos caminhos e nossa história, tornando-nos, para quantos pudermos, ‘luz do mundo’ (Mt 5,14).

Vossa Epifania invade nosso coração por uma enorme alegria e sentimos a urgência de viver, não  para nós mesmos, mas de nos oferecermos a Vós, inteiramente.

E assim, a Vós nos oferecendo, tomemos consciência de que nos tornamos luz, estrela, sinal para quem ainda deve chegar à gruta de Belém, porque ainda Vos ignora ou não Vos conhece. Amém.”

Agora vivamos a graça do Batismo como discípulos Missionários do Senhor:

Epifania, Deus nos dá o mais belo e divino presente, Seu Filho, o Verbo que Se fez Carne (Jo 1,14):  prostremo-nos diante d’Ele, adoremo-Lo  e ofereçamos nossos presentes.

Levantemo-nos, como Igreja, pondo-nos a caminho, juntos, tendo na Palavra de Deus, a divina fonte, na Eucaristia o sustento, a comunhão de amor e vida nossa meta, e o amor nossa identidade – “Vede como eles se amam” (Tertuliano).

 

Fonte: Lecionário Comentado – Volume Tempo do Advento/Natal - Editora Paulus – Lisboa – 2011 – pág. 334-336


PS: Tendo celebrado a Epifania, continuemos todos os dias a oferecer nossos presentes ao Menino Jesus.

Nenhum comentário:

Quem sou eu

Minha foto
4º Bispo da Diocese de Guanhães - MG