domingo, 8 de setembro de 2024

Sentinelas/Profetas (XXIIIDTCA)

                                                        

Sentinelas/Profetas

À luz da passagem da Sagrada Escritura (Ez 33, 7-9), supliquemos a Deus para que reacendendo a graça da dimensão profética que recebemos no dia de nosso Batismo.

Oremos:

Senhor, que a exemplo do Profeta Ezequiel, sejamos Profetas da esperança, desterrados da Pátria Celeste, porque ainda peregrinos longe do Senhor, sintamos Vossa presença, bondade e amor.

Senhor, saibamos dar razão de nossa esperança a quantos dela precisarem, porque em nada mais creem, convictos de que Deus jamais nos abandona e tão pouco nos esquece.

Aprendendo com os Profetas Ezequiel, Habacuc, Isaías, Jeremias, Oseias, sejamos sentinelas Vossos; uma sentinela atenta, que escuta os apelos de Deus e que avisa o Povo dos perigos que aparecem no horizonte da comunidade.

Senhor, ajudai-nos para que sejamos vigilantes e atentos, enquanto tantos descansam; perscrutando o horizonte, detectando o perigo que ameaça a vida, e, ao pressentir o perigo, dando o sagrado alarme, evitando catástrofes possíveis.

Concedei-nos, Senhor, a graça de sermos Profetas/Sentinelas eficientes; sendo, simultaneamente, homens e mulheres de Deus, atentos ao mundo que nos rodeia, e em profunda intimidade com Deus, iluminados e sedentos da Palavra Divina.

Na graça e missão de sermos Profetas/Sentinelas, descubramos e anunciemos a vontade de Deus, aprendendo a discernir os divinos Projetos para a humanidade e para o mundo.

Convosco, Senhor, como Profetas/Sentinelas, sejamos homens e mulheres de nosso tempo, mergulhados na realidade e nos desafios da sociedade em que estamos inseridos, de modo que sejamos capazes de conhecer e ler as linhas da história, com perspectiva crítica, seus problemas, dramas e infidelidades.

Tão somente assim não nos fecharemos num mundo cômodo, ignorando as infidelidades aos Projetos de Deus, sem nos demitirmos de nossas responsabilidades, incomodando-nos com as escolhas erradas que nos afastem da vida plena e feliz.

Viveremos a graça do mandato que nos concedeis, alertando a comunidade para os perigos que a ameaça, pagando o custo que for preciso, para que não trilhemos caminhos que conduzam à infelicidade, ao sofrimento e à morte.

Seremos um sinal vivo, um sinal do Amor de Deus pelo Seu Povo; enviados em missão, com coragem para testemunhar Seus desígnios, sobretudo em momentos de crise, de desilusão e de solidão…

Daremos provas de que Deus, cada dia, não quer a morte do pecador, mas que ele se converta e viva, trilhando caminhos de Salvação e Vida.

O mundo precisa de Profetas/Sentinelas.
Eis-nos aqui, Senhor, colocamo-nos ao Vosso dispor.

Conduzi, iluminai, fortalecei e guardai nossos passos, Senhor, para que convictos e corajosas Profetas/Sentinelas sejamos. 

Concedei, Senhor, a Vossa luz e sabedoria:

- Aos sacerdotes, na condução das Comunidades que lhes foram confiadas;

- Aos pais e mães, para que sejam zelosas Profetas/Sentinelas de suas famílias, pequeninas Igrejas Domésticas;

- Aos Agentes de Pastoral, discípulos missionários do Senhor, zelosas Profetas/Sentinelas;

- A tantos quantos receberam a graça do Batismo, para que como Profetas/Sentinelas, sejam no mundo, sal, fermento e luz. Amém.

Nenhum comentário:

Quem sou eu

Minha foto
4º Bispo da Diocese de Guanhães - MG