segunda-feira, 26 de fevereiro de 2024

Sejamos Luz do Senhor

Sejamos Luz do Senhor

Seja nossa fé luminosa...

O sol, ainda que não o vejamos em certas manhãs, como que despertando de um sono bem dormido, ocupa o lugar da lua que se recolhe silenciosamente para noutro lugar a noite encantar, novamente comunica seus raios, seu calor, sua vitalidade.

A luminosidade do sol foi precedida pela luminosidade das estrelas e da lua. E assim sucedem os dias, numa perfeita sintonia, harmonia, sincronia. É a noite que cede lugar ao dia.

Assim também deve ser a luz que devemos irradiar, pela graça batismal recebida. O próprio Senhor nos disse que somos a luz do mundo (Mt 5,14), e disse também: “Eu Sou a luz do mundo, quem me segue, não anda nas trevas mas terá a luz da vida” (Jo 8,12); e no mesmo Evangelho: “Enquanto estou no mundo Eu sou a luz” (Jo 9, 5).

Também não podemos esquecer as palavras do Apóstolo Paulo: “Outrora éreis trevas, mas agora sois luz no Senhor. Vivei como filhos da luz” (Cf. Ef 5,8). Em outra passagem novamente insiste: “Todos vós sois filhos da luz e filhos do dia. Não somos da noite nem das trevas” (Cf. 1Ts 5,5).

Nisto consiste a missão do discípulo missionário do Senhor no mundo: ser luz do Senhor.

Somos luz do Senhor quando fagulhamos o fogo do Espírito, que faz arder nosso coração, para que o mundo seja mais terno, quando por vezes, somos sobressaltados com a frieza diante da vida, com mortes absurdas, inadmissíveis, a fome ceifando vidas de inocentes e outros fatos que muito bem conhecemos, se a frieza não nos congelou a sensibilidade, e se não tenhamos permitido que o sentimento de impotência, ou indiferença tenha nos cegado os olhos, e petrificado nosso coração.

Somos luz do Senhor quando feixes de luz irradiamos em todos os âmbitos de nossa vida: família, comunidade, trabalho, cultura, lazer, meios de comunicação. Em todo lugar real e também nos espaços virtuais (mídias).

Somos luz do Senhor quando luciluzimos, quando não nos cansamos de irradiar permanentemente a luz divina, com palavras e gestos concretos.

Somos luz do Senhor quando como um pincel de luz, comunicamos raios de luz em todas as situações, em todas as horas, sobretudo nas mais difíceis, mais sombrias, naquelas horas em que a morte leva para a eternidade quem amamos...

Importa ser sempre a luz do Senhor, noite e dia. 

Volto ao Apóstolo para concluir a reflexão:

“Sede irrepreensíveis e sinceros filhos de Deus, inculpáveis no meio de uma geração corrompida e perversa, entre a qual deveis resplandecer como astros no mundo..."  (Fl 2,15).

Nenhum comentário:

Quem sou eu

Minha foto
4º Bispo da Diocese de Guanhães - MG