domingo, 3 de março de 2024

Renovemos nossa Aliança de Amor (IIIDTQB)

Renovemos nossa Aliança de Amor

Ó Deus, dai-nos a graça de, comungando o Corpo do Vosso Filho, sobre o qual foi invocado o Espírito Santo, receber o Salutar Pão Eucarístico, selar verdadeiramente nossa aliança convosco.

Ó Deus, que comendo o Corpo e bebendo o Sangue do Vosso Filho por nós oferecido no Banquete da Eucaristia, participemos plenamente deste redentor sacrifício.

Fortalecei-nos, para que jamais rompamos este pacto de Amor, de Vossa parte irrevogável e indestrutível, porque sois fiel, e nós nem sempre o somos.

Iluminai-nos, para que esta Aliança convosco não seja uma cerimônia vazia, mas a expressão de um comprometer de toda a nossa vida, iluminados pela Palavra do Evangelho.

Ajudai-nos, para que nossa Aliança convosco não seja reduzida a uma apressada visita dominical à Igreja ou a um passeio turístico a algum Santuário.

Afastai o tédio da monotonia cotidiana, abafador de gestos mais entusiastas, que por vezes são reduzidos a atos heroicos esporádicos, marcas de uma esclerose espiritual fria e legalista.

Firmai nossos passos como filhos da luz, sem hesitações e fingimentos, falsa modéstia, preocupações temerosas, para que não tenha sido derramado em vão o Sangue do Vosso Filho.

Ó Deus, dai-nos a força do Santo Espírito para que proclamemos "Cristo crucificado, escândalo para os judeus, loucura para os pagãos" sem temer as fáceis ironias e incompreensões possíveis.

Que a exemplo de Jesus Cristo, Vosso Filho amado, também "o zelo da Vossa casa nos devore", num testemunho de fé e coragem, para que vivamos um culto que Vos agrade.

Sejamos purificados de pensamentos e práticas coniventes com pequenas fraudes contra um irmão, para não sermos induzidos a fraudes maiores com funestos resultados para todos.

Sejamos também purificados de infidelidades que endureçam nossa sensibilidade a tal ponto de não mais ouvirmos os chamados concretos de Cristo, com falsas autojustificações.

Concedei-nos, neste tempo de graça e salvação, recomeçar um novo caminho, iluminados pela Vossa Palavra e, de modo especial, pelos Vossos Divinos Mandamentos.  

Firmai nossos passos neste Itinerário Quaresmal, em permanente travessia do deserto, ouvindo e vivendo a Palavra do Vosso filho Amado, para que tenhamos fome e sede da justiça de amor.

Suplicamo-Vos, enfim, ó Deus de Amor, Uno e Trino,
Que sejamos servos do Amor, que de Vós procede,
Consumindo nossa vida num alegre e generoso servir. Amém!


PS: Fonte inspiradora – Missal Dominical p. 197 - Evangelho de João (Jo 2,13-25) 

Nenhum comentário:

Quem sou eu

Minha foto
4º Bispo da Diocese de Guanhães - MG