terça-feira, 5 de dezembro de 2023

Vigilância e oração

 


Vigilância e oração

Na espera do Senhor, que vem nos últimos tempos, devemos nos manter vigilantes e orantes em todo o tempo, como vemos na passagem do Evangelho de Lucas (Lc 21,34-36).

Deste modo, a vigilância e a oração são atitudes essenciais da vida do discípulo missionário do Senhor, portanto de toda a vida cristã.

Vejamos no que consiste a vigilância, conforme o Lecionário Comentado:

“A vigilância é o estado da ‘vigília’, aquela disposição que nos leva a considerar a fé não como algo adquirido de uma vez para sempre, mas como uma procura que só terá o seu cumprimento no fim da vida.” (1)

Portanto, a fé não pode ser considerada como uma posse definitiva, o que poderia levar ao risco do oposto, a sua própria perda.

A vigilância vivida com fé, será fundamental para o enfrentamento das provações e dificuldades próprias da história e da condição humana; bem como será fundamental a fortaleza, que se renova na total confiança na força e onipotência divina.

Mas a vigilância é inseparável da oração constante, que nos manterá firmes no bom combate da fé, para que no dia do juízo final, compareçamos diante do Filho do Homem:

“É sobretudo através da oração que o cristão pode crescer no seu caminho de fé, evitando adormecer no esquecimento de Deus.” (2)

A oração comunitária, bem como a orações dos fiéis, são fundamentais para que todos cresçamos na vida comunitária, aprofundando nossa relação íntima com o Amor Trinitário, envolvidos pelos laços da ternura divina, que se expressará na comunhão fraterna e solidariedade, na vivência dos inseparáveis Mandamentos do amor a Deus e ao próximo.

Enquanto esperamos o Senhor que vem, vigilância e oração sempre em todo o lugar e em todo o tempo.

(1) Lecionário Comentado - Volume II - Tempo Comum Editora Paulus - Lisboa - p.895

Nenhum comentário:

Quem sou eu

Minha foto
4º Bispo da Diocese de Guanhães - MG