sexta-feira, 8 de dezembro de 2023

“Curai, Senhor, nossa cegueira”

                                                        

“Curai, Senhor, nossa cegueira”

Na sexta-feira da 1ª semana do Tempo do Advento, ouvimos a passagem do Evangelho de Mateus (Mt 9,27-31) em que Jesus cura dois cegos.

Estes cegos podem ser cada um de nós, pois de um modo ou de outro, também somos passíveis de cegueira, e a maior de todas: a cegueira espiritual”.

Deste modo, precisamos todos da cura do Senhor, e para que isto ocorra, temos que  reconhecer Jesus como Aquele que pode nos curar, desejando no mais profundo de nós a luz, para caminhar na Luz que é Ele mesmo.

Jesus não age em nós contra nossa vontade, mas espera que abramos uma fresta, para que faça em nós maravilhas, com Sua indispensável presença e ação.

Não podemos ser como os fariseus, que pensavam ter os olhos abertos, e por Jesus são proclamados cegos, dada sua presunção e autossuficiência.

Urge que tenhamos a humildade de pôr-se na estrada, como fizeram os cegos mencionados no Evangelho e suplicar ao Senhor que passa – “Tem piedade de nós, Filho de Davi” (Mt 9, 27).

Para nos curar, é preciso que tenhamos fé: – Faça-se conforme a vossa fé” (Mt 9, 29),  para que a vida divina nos seja comunicada e cresça por meio desta fé e pelos Sacramentos celebrados e vividos.

Jesus ao curá-los, fez com que os olhos dos cegos se abrissem (Mt 9,30). Supliquemos ao Senhor que nos cure de nossa cegueira e que nossos olhos se abram, vivendo intensamente este Tempo do Advento.

Oremos:

Curai, Senhor, nossa cegueira, “Tem piedade de nós”, como os cegos vos pedimos: abri nossos olhos, para que renovemos a graça de vos seguir, como fiéis discípulos missionários.

Curai, Senhor, nossa cegueira, para que guiados por vossa Luz que não apenas tendes, mas que sois, também possamos irradiar Vossa luz, a tantos quantos dela precisar.

Curai, Senhor, nossa cegueira, para que nos empenhemos com sagrados compromissos  na transformação da cultura da morte, numa cultura de vida e paz, como desejais e de nós esperais.

Curai, Senhor, nossa cegueira,  para que edifiquemos lares em que a luz divina resplandeça em atitudes de acolhida, paciência, mansidão, perdão e comunhão.

Curai, Senhor, nossa cegueira, para que construamos comunidades, como casas edificadas na solidez da Palavra e Pão da Eucaristia que sois, caridade vivida em permanente missão.

Curai, Senhor, nossa cegueira, para que a Festa do Natal que se aproxima seja verdadeiramente a Festa do Nascimento da Luz que veio, vem e virá iluminar nossa história. Amém.

Nenhum comentário:

Quem sou eu

Minha foto
4º Bispo da Diocese de Guanhães - MG