sábado, 16 de dezembro de 2023

Cremos em Jesus Cristo, o Filho de Deus

                                                        

Cremos em Jesus Cristo, o Filho de Deus

Cremos que, pelo Espírito Santo, o Filho do homem nasceu da Virgem Maria como nossa cabeça; pelo mesmo Espírito, nós também renascemos na fonte batismal, como filhos de Deus e membros do Corpo de Cristo.

Cremos que Ele nasceu livre de todo o pecado, e quanto a nós,  renascemos pela remissão de nossos pecados: mortos para o pecado e vivos para Deus (Rm 6,11).

Cremos em Jesus Cristo, verdadeiramente Homem, verdadeiramente Deus. Um homem feliz é Cristo, que nos assegura a verdadeira felicidade, pois dela é inesgotável a Divina Fonte.

Cremos que, assim como a cabeça e o corpo formam um só homem, assim o Filho da Virgem e Seus membros escolhidos formam um só homem e um só Filho do homem. Cristo completo e total, Ele a cabeça e nós, Sua Igreja, o Seu Corpo, pois Cristo é total.

Cremos em Jesus, a cabeça, unido ao Seu corpo, a Igreja, assim como todos os membros juntos constituem um só corpo unido à Sua cabeça, como Jesus assim rezou: “Quero, Pai, que assim como Eu e tu somos um, também eles sejam um em nós” (cf. Jo 17,21).

Cremos que o Filho de Deus está unido com Deus por natureza, e assim o Filho do homem está unido como Filho de Deus, numa só pessoa; por sua vez, os membros do seu corpo estão unidos a Ele sacramentalmente.

Cremos que Ele é, por natureza, Filho de Deus e nós, como membros, somos por participação, e assim, o que Ele é em plenitude, nós o somos parcialmente.

Cremos que o Filho de Deus é por geração, e nós, membros, somos por adoção, como está escrito: “Recebestes um espírito de filhos adotivos, no qual todos clamamos: Abá – ó Pai’’ (Rm 8,15).

Cremos que este Espírito nos deu a capacidade de nos tornarmos filhos de Deus (Jo 1,12), para que o primogênito de muitos irmãos pudesse nos ensinar e dizer: “Pai nosso que estais nos céus’ (Mt 6,9), e ainda, “‘Subo para junto do meu Pai e vosso Pai” (Jo 20,17).

Cremos que, na cruz, Ele tomou sobre Seu corpo de carne os pecados de todo o corpo, do mesmo modo, pela graça da regeneração, concedeu ao Seu corpo espiritual que não lhe fosse atribuído nenhum pecado, como está escrito: ‘Feliz o homem a quem o Senhor não acusa de pecado’ (Sl 31,2).

Cremos que, enquanto cabeça do Cristo místico, é Deus e perdoa os pecados; enquanto cabeça do corpo, é o Filho do homem, nada tendo que Se lhe deva perdoar; e enquanto o corpo da cabeça é formado por muitos, nada se lhe atribui.

Cremos que Ele é justo em Si mesmo e justifica-se a Si mesmo, nosso Redentor, que tomou sobre Seu corpo, na cruz, os pecados daquele corpo que Ele purifica por meio da água do Batismo, e continua salvando pela Cruz e pela água.

Cremos que Ele é o Cordeiro de Deus que tira e carrega o pecado do mundo (Jo 1,29), e assim é, ao mesmo tempo, sacerdote e vítima do sacrifício, Altar e Cordeiro.

Cremos, finalmente, que Ele é Deus; oferecendo-Se a Si mesmo, por Si reconciliou-Se consigo mesmo, com o Pai e com o Espírito Santo. Amém.



PS: “Profissão de Fé” à luz de um dos Sermões do Bem-aventurado Isaac, abade do Mosteiro de Stella (Séc. XII), em que nos apresenta Jesus Cristo, o primogênito de muitos irmãos.

Nenhum comentário:

Quem sou eu

Minha foto
4º Bispo da Diocese de Guanhães - MG