segunda-feira, 1 de abril de 2024

“Tal como ouvimos, assim vimos”

“Tal como ouvimos, assim vimos”

Retomo parte do Comentário sobre os Salmos, escrito pelo Bispo Santo Agostinho (Séc. V).

“Tal como ouvimos, assim vimos (Sl 47,9). Ó Igreja feliz! Em certo tempo ouviste, em outro tempo viste. Ouviu em promessas, vê na realização; ouviu na profecia, vê no Evangelho.

Tudo quanto agora se cumpre foi antes profetizado. Levanta os olhos e lança um olhar sobre o mundo. Contempla a herança até os confins da terra.

Vê já se realizando aquilo que foi dito: Adorá-lo-ão todos os reis da terra, todas as nações o servirão (Sl 71,11). Vê já realizado o que se disse: Eleva-Te acima dos céus, ó Deus, e Tua glória sobre a terra inteira (Sl 107,6).

Vê Aquele de pés e mãos fixos por pregos, cujos ossos, pendendo do lenho, foram contados, lançada a sorte sobre Sua túnica.

Vê reinando Aquele que viram perdendo; vê assentado no céu Aquele que desprezaram andando na terra.

Vê desde então cumprir-se: Lembrar-se-ão e se converterão para o Senhor todos os extremos da terra; adorarão em Sua presença todos os povos (Sl 21,28).

Ao ver tudo isto, exclama jubilosa:
Tal como ouvimos, assim vimos (Sl 47,9) [...]”.

Subamos ao Monte Tabor, e contemplemos o Senhor e Sua imensa compaixão pela humanidade, e Seu Senhorio incontestável.

Ouçamos a voz Divina e, deste modo, o escuro mais profundo de nossa alma será iluminado, e revigorando nossas
 nossas forças, desceremos a Montanha para o testemunho da fé, em gestos concretos de compaixão e solidariedade para com tantos desfigurados, sempre atentos à voz do Filho Amado, pois tal como vimos e ouvimos, é preciso anunciar e testemunhar.

Nenhum comentário:

Quem sou eu

Minha foto
4º Bispo da Diocese de Guanhães - MG