quarta-feira, 5 de junho de 2024
"Fiquemos firmes no combate”
"Fiquemos firmes no combate”
São Bonifácio, cujo nome significa aquele que realiza boas ações, foi Bispo e mártir da Igreja, exemplo de Pastor solícito, vigilante no cuidado do rebanho de Cristo a ele confiado. Nascido em 673 e martirizado em 754.
A Igreja celebra sua memória dia 5 de junho, e meditamos na Liturgia das Horas uma de suas Cartas, que merece ser conhecida, pois em muito nos enriquecerá na fidelidade ao Senhor.
“A Igreja é como uma grande barca que navega pelo mar deste mundo. Sacudida nesta vida pelas diversas ondas das tentações, não deve ser abandonada a si mesma, mas governada.
Na Igreja primitiva temos o exemplo de Clemente, Cornélio e muitos outros na cidade de Roma, de Cipriano em Cartago, de Atanásio em Alexandria. Sob o reinado dos imperadores pagãos, eles governaram a barca de Cristo, ou melhor, a Sua caríssima esposa, que é a Igreja, ensinando-a, defendendo-a, trabalhando e sofrendo até ao derramamento de sangue.
Ao pensar neles e noutros semelhantes, fico apavorado; o temor e o tremor me penetram e o pavor dos meus pecados me envolve e deprime! (Sl 54,6); gostaria muito de abandonar inteiramente o leme da Igreja, se encontrasse igual precedente nos Padres ou na Sagrada Escritura.
Mas não sendo assim, e dado que a verdade pode ser contestada, mas nunca vencida nem enganada, nossa alma fatigada se refugia nas palavras de Salomão: Confia no Senhor com todo o teu coração, e não te fies em tua própria inteligência; em todos os teus caminhos, reconhece-O, e Ele conduzirá teus passos (Pr 3,5-6). E noutro lugar: O nome do Senhor é uma torre fortíssima. Nela se refugia o justo e será salvo (cf. Pr 18,10).
Permaneçamos firmes na justiça e preparemos nossas almas para a provação; suportemos as demoras de Deus, e lhe digamos: Vós fostes um refúgio para nós, Senhor, de geração em geração (Sl 89,1).
Confiemos n’Aquele que colocou sobre nós este fardo. Por não podermos carregá-lo sozinhos, carreguemo-lo com o auxílio d’Aquele que é onipotente e nos diz: O meu jugo é suave e o meu fardo é leve (Mt 11,30).
Fiquemos firmes no combate, no dia do Senhor, porque vieram sobre nós dias de angústia e de tribulação (cf. Sl 118, 143). Se Deus assim quiser morramos pelas Santas Leis de nossos pais (cf. 1Mc 2,50), a fim de merecermos alcançar junto com eles a herança eterna”.
Provações, inquietações, dificuldades, contrariedades, às vezes perseguições, incompreensões no ontem da história da Igreja, hoje e sempre. Elas também podem se apresentar na vida e história de cada um de nós.
Façamos silêncio, acolhamos a palavra de alguém que selou com o sangue derramado o amor e a sedução por Jesus, alguém que soube morrer como grão de trigo para frutos de eternidade produzir.
Neste silêncio e oração, a Palavra de Deus encontre em nosso coração um bom pedaço de terra fértil para cair e também frutos abundantes produzir.
Sejamos como São Bonifácio e tenhamos o que sua vida nos inspira: coragem, fidelidade, testemunho, coerência, amor por Jesus e Sua Igreja e muito mais que se possa dizer...
Aprendamos com ele a não fugir do bom combate da fé, tenhamos fortaleza de ânimo, contando com a força e ação do Santo Espírito, como discípulos missionários do Senhor e amados filhos do Pai que nos quer felizes agora e sempre.
Com São Bonifácio, e com tantos outros mártires da Igreja, aprendemos a mais bela notícia: a morte dos justos, dos santos não têm a última palavra e como o Salmista rezamos:
“É sentida por demais pelo Senhor a morte dos Seus Santos, Seus amigos.” (Sl 115). E tamanho sentimento encontrou a mais bela vitória, quando o Pai Ressuscitou o Filho que morreu na Cruz, e este morrendo fez morrer a morte, para que vivêssemos para sempre. Amém!
terça-feira, 4 de junho de 2024
A vigilância ativa e os compromissos emergentes da fé
A vigilância ativa e os compromissos emergentes da fé
Reflexão à luz da passagem da Segunda Carta de São Pedro (2Pd 3,12-15a.17-18; Sl 89, 2-4.10.14-16; Mc 12,13-17), sobre o compromisso social e religiosa, e sua relação profunda e inseparável na expressão de uma fé viva, sólida, ancorada pela esperança de um mundo novo que culmina na eternidade, sempre impulsionados por pequenos e grandes gestos de amor.
Com a Igreja, aprendemos que a vida cristã coerente deve ser vivida na vigilância ativa, ou seja, a espera de um novo céu e nova terra, a espera do Senhor que veio, vem e virá pela segunda vez.
Esta vigilância se dá com esforços multiplicados, acompanhados de uma conduta irrepreensível, sem jamais paralisar ou retroceder no crescimento da amizade e intimidade com o Senhor Jesus Cristo.
Deste modo, Jesus ao dizer “Dai a César o que de César e a Deus o que é de Deus” nos permite afirmar que reconhecer e aceitar o poder político não equivale a desconhecer e rejeitar a Deus. O poder político é lícito para o exercício dos assuntos públicos, mas somente a Deus devemos adorar em espírito e verdade, em doação e na entrega plena e total de nossa vida.
Está implícita a dupla fidelidade que o cristão deve viver em sua dimensão pessoal, no seu existir e agir: a dimensão religiosa e a dimensão temporal.
Jamais se deve separar totalmente a ação política da ação religiosa, como muito bem nos diz a Igreja em diversos Documentos, e de modo muito especial a “Gaudium et Spes” (Vaticano II - nºs 73-77 – Cap. IV).
Em resumo, neste capitulo, fala da consciência da missão da Igreja na comunidade Política.
Também em outro documento, o Papa São Paulo VI afirmou: - “A política é uma maneira exigente de viver o compromisso cristão ao serviço dos outros” (Octogesima Adveniens, 46).
Finalizando, seguir Jesus, assumir a missão que Ele nos confia, implica em esperar com confiança "novos céus e nova terra onde habitará a justiça" sem permanecer alheio às alegrias e às esperanças daqueles que estão ao nosso lado, sobretudo os mais pobres.
A esperança dos bens futuros, numa vigilância ativa, alimentada pela força salutar da Eucaristia, é a grande força para superar toda forma de contrariedade e adversidades.
Somente assim não vacilaremos na fé, nem esmoreceremos na esperança e não esfriaremos na caridade, de modo que seremos resistentes na tentação, pacientes na tribulação e agradecidos a Deus nos mais preciosos sinais de prosperidade.
PS: Lecionário Comentado – Tempo Comum - Vol. I – Editora Paulus - Lisboa - pp. 428-432.
“Não existem duas esperanças”
“Não existem duas esperanças”
Oportuno para a reflexão das passagens do Evangelho de Mateus e Marcos (Mt 22,15-21; Mc 12,13-17), sobre a questão feita pelos fariseus e herodianos a Jesus, se é lícito pagar imposto a César, encontramos esta afirmação:
“Não existem duas esperanças: uma terrena e outra celeste; a esperança é uma só: diz respeito à realidade futura, mas através do empenho cristão, a antecipa na realidade terrestre”
De fato, estamos no mundo com uma responsabilidade de participação irrenunciável, para torná-lo mais humano, justo e fraterno.
E se a fé cristã professada, maior ainda o compromisso, pois deve ser vivida integralmente e não permite omissão ou evasão nesta participação.
A fé cristã confere à religião um papel fundamental no mundo, tornando sem fundamento qualquer atitude de desconsideração, como se ela não tivesse nenhuma contribuição positiva a oferecer.
Com o Concílio Vaticano II, como Igreja, somos chamados a rever as reticências ou ausências do cristão no seu real compromisso com o mundo, procurando sua superação a fim de que sejamos sal da terra e luz do mundo.
A fé cristã, acenando para a esperança na eternidade, não se exime da concretização no tempo presente, inserida na realidade terrestre, concreta.
Esta fé se vive com os olhos nos céus, mas com os pés tocando à realidade do cotidiano, não criando uma dicotomia entre o mundo dos homens e mulheres e o mundo de Deus.
De modo que todo poder político deve exercer a sua vocação primeira, a promoção do bem comum, e se assim o for, de fato, estaremos dando “a Deus o que é Deus e a César o que é de César”, entregaremos a Deus um povo com vida plena, digna e feliz.
O céu não se espera na passividade, mas na medida em que vivemos a graça do Batismo, e nos tornamos discípulos missionários do Senhor, verdadeiramente comprometidos com o Reino de Deus, que ultrapassa qualquer forma de realidade que se possa conceber.
Nenhuma realidade é bastante suficiente para esgotar a riqueza do Reino que Jesus veio inaugurar, por isto, rezamos no Pai Nosso, a oração que Ele nos ensinou:
“Venha a nós o Vosso Reino, Senhor, seja feita a Vossa vontade assim na terra como no céu” (cf. Mt 6,10).
PS: Missal Dominical – Editora Paulus, 1995 – pp. 834.
segunda-feira, 3 de junho de 2024
Família: um “oásis” no deserto da cidade!
Família: um “oásis” no deserto da cidade!
A família é um Sagrado Templo de Deus e, à luz da Palavra Divina, com fé, precisamos purificá-la (Jo 2,13-23; Lc 19,45-46; Mc 11,11-26).
É na família, no pequeno espaço da Igreja doméstica, que se dão os primeiros passos que marcam a vida toda e por todo tempo, em todos os seus aspectos (afetivo, humano, físico, moral, psicológico, espiritual, social...).
Inúmeros são os problemas enfrentados pelas famílias em nosso tempo, principalmente porque vivemos em mudança de época, muito mais do que uma época de mudanças.
Mas, ainda que mudanças possam ocorrer, não muda a vitalidade, a sacralidade e a importância da família como espaço do aprendizado do amor-comunhão, do diálogo, da partilha, da compreensão, da solidariedade e do perdão...
Urge purificá-la de tudo que a desfigura, desestrutura e rouba sua pureza e vocação divina, a fim de que ela seja como um “oásis” em pleno deserto da cidade!
Na família, muitas vezes, vive-se a falta de diálogo, da compreensão, do carinho e do respeito nas relações entre pais e filhos; a invasão midiática e seu “evangelho”, que muitas vezes se contrapõe ao autêntico Evangelho do amor, da solidariedade, da comunhão, do perdão; a crise de valores de mãos dadas com a crise ética, colocando em risco a nossa diversidade e originalidade como criaturas modeladas pelas mãos divinas, condenados à uniformidade, reprodução laboratorial pela clonagem, com resultados imprevisíveis...
Graves são também os problemas decorrentes da dependência química (álcool, drogas...), do desemprego ou eminente possibilidade; da violência pelas armas ou manifestada de mil formas; do consumo depredador e da insaciabilidade colocando em risco o planeta em que vivemos; além da pandemia, depressão, angústia, pânico, doenças diversas...
Ventos e tempestades incontáveis teimam em desmoronar lares, relacionamentos (Mt 7,21-27), urgindo a necessidade de acolher o sopro do Espírito para reestruturá-la e purificá-la, na missão de construir a família sobre a rocha da Boa Nova da Palavra e da Eucaristia.
Renovamos a nossa fé de que o futuro da humanidade passa pela família e, portanto, todo e qualquer trabalho que façamos em prol dela ainda será pouco, porém indispensável.
A santificação, solidificação e purificação da família são proporcionais à acolhida do sopro do Espírito, na manifestação de Deus como uma brisa suave.
Há esperança e horizontes a serem alcançados. Acolher o sopro do Espírito é preciso. Não há fórmulas mágicas, há um caminho único: Jesus Cristo e Seu Evangelho na Sagrada Escritura – “Eu sou o caminho, a verdade e a vida” (Jo 14,6).
Bebendo da Fonte da Água Viva que é Jesus, tenhamos o santo propósito de santificar e purificar a família, a fim de que ela seja sempre um Sagrado Templo de Deus, o Sacrário da Vida, o berço das vocações, um “oásis” no deserto da cidade!
Em poucas palavras...
Jamais a desventura de não aceitar o Senhor
“... há muitos modos de dizer ‘não a Deus’, e todos se voltam contra nós: recusar a luz é ficar na escuridão, recusar o calor é permanecer no frio, recusar o alegre anúncio é tristeza.
Contudo, luz, calor, alegre anúncio irão para os outros que os acolherão. Cristo é a ‘Salvação’: não aceitá-Lo é desventura.” (1)
(1) Comentário do Missal Cotidiano, sobre a passagem do Evangelho de Marcos (Mc 12,1-12) –
Editora Paulus – pág. 846
O Cristo do Evangelho que procuramos, encontramos?
O Cristo do Evangelho que procuramos, encontramos?
Encontrá-Lo e por Ele ser encontrado,
Eis a perfeita liberdade!
Muitas vezes temos a apresentação de um Jesus açucarado, como em certas imagens e pregações. Outras vezes, é um herói; um super-herói hollywoodiano que faz derramar lágrimas, como em belas produções cinematográficas. Outras ainda, é apenas um ilustre personagem do passado, por alguns conhecidos, por outros nem tanto!
Para muitos, lamentavelmente, é lembrança remota de uma primeira comunhão que teve fim em si mesmo…
- Mas, onde foi parar “Aquele Jesus” cuja vida real, dura e conflituosa lhe tocou profundamente?
- Onde foi parar Aquele que Se nos apresentou como Caminho, Verdade e Vida?
Pior que opor-se a Cristo é esquecê-Lo, ignorá-Lo. Muitas vezes por falta de fidelidade e aprofundamento esvaziamos Sua palavra e vida, tornando inócua Sua mensagem, em estéril romantismo, ou mesmo numa oração sem ressonâncias e compromissos efetivos, pois passam distante dos conflitos da vida, de suas encruzilhadas, dramas e dilemas…
O Cristo na Celebração Eucarística, quando crido e acolhido pela Palavra proclamada; recebido no Pão consagrado e partilhado, não nos dará jamais uma tranquilidade espiritual inerte e inconsequente, amnésia de realidades conflitivas, como ópio que nos anestesie para a insensibilidade!
Ao contrário, seremos nutridos para o bom combate da fé, robustecida nossa esperança, para que a caridade inflamada e vivida afaste qualquer possibilidade de um Jesus empobrecido por mesquinhas e ingênuas fantasias.
Viveremos em profunda comunhão com Ele, na mais bela e perfeita; na mais autêntica e querida sintonia, na comunhão do Espírito, como filhos e filhas de Deus Pai!
Estaremos vivendo, pois viver significa optar pela liberdade. Optar por ela é, indubitavelmente, optar por Ele em profunda comunhão Trinitária! Amém!
A alegria de servir na vinha do Senhor
Embora, todo dia e em todo lugar sejam, lugar e tempo, oportunos para realizarmos a missão inaugurada no dia de nosso Batismo, quando nos tornamos profetas, sacerdotes, reis e pastores, membros ativos da vinha do Senhor para que produzamos frutos saborosos e agradáveis ao Senhor, frutos de justiça, amor, vida e paz.
Povo de Deus é a vinha fecundada pelo Pai, regada pelo Sangue de Cristo, Seu Filho Amado e Fiel.
Fomos enxertados em Cristo pelo Mistério de Sua Morte e Ressurreição, atualizada em cada Celebração da Eucaristia.
O mundo muitas vezes está marcado por uma pobreza espiritual fomentada pelo processo de secularização e secularismo; culto do prazer (hedonismo); materialismo, às vezes até negando Deus, pregando e afirmando a Sua morte; acentuado relativismo, onde o que conta é a verdade de cada pessoa e de cada tempo, as verdades são passageiras e transitórias.
Resultado previsível e facilmente constatado: incertezas, vazios, cansaços inúteis, ausência de sentido, depressão e violação da sacralidade da vida, perda do valor e da beleza da dignidade de cada pessoa humana.
É neste vasto e complicado mundo que somos desafiados a proclamar a Boa Nova do Evangelho, com alegria, coragem, ardor, criatividade, disponibilidade, confiança.
Urge um novo modo de ser cristão e viver o Evangelho! Jamais negá-lo é acomodá-lo à realidade, pois, como nos disse o Apóstolo Paulo, não podemos nos conformar a este século.
O Evangelho que deve fermentar o mundo, iluminá-lo; transformá-lo, jamais o contrário, para que se cumpra a ordem do Senhor: “Ide pelo mundo pregai o Evangelho a toda criatura…” (Mc 16,15).
É sempre tempo favorável para intensificar a alegre acolhida amorosa; necessária renovação da catequese; com criatividade e sem cansaço comunicar a Boa Nova do Evangelho em todos os meios, em novos areópagos; santificar e estruturar nossas famílias; assumir a atitude de conversão pessoal e estrutural da Igreja, na comunhão e participação de todos; e a inadiável e evangélica opção preferencial pelos pobres.
Precisamos de trabalhadores (as) para a vinha do Senhor! Não podemos nos omitir diante de tantas solicitações e emergências.
É tempo de revigorar nosso Batismo, acolhendo a exortação Paulina:
“Ponde-vos de pé e cingi os rins com a verdade e revesti-vos com a couraça da justiça e calçai os pés com o zelo para propagar o Evangelho da paz, empunhando sempre o escudo da fé, com o qual podereis extinguir os dardos inflamados do Maligno. E tomai o capacete da salvação e a espada do Espírito, que é a Palavra de Deus” (Ef 6,14-15).
O Senhor nos envia em missão para anunciar a Boa-Nova do Reino e espera a alegre e generosa resposta.
Que nossa boca proclame aquilo que haverá de estar inscrito em nosso coração: o Amor de Deus.
Que a Palavra, a sair de nossos lábios, tenha a mesma origem e destino: o coração humano onde Deus habita!
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