quinta-feira, 21 de março de 2024

Sede da alegria mais profunda

Sede da alegria mais profunda

Todos temos sede da alegria mais profunda, que somente pode ser saciada na Divina Fonte de vida e felicidade: Jesus.

“As alegrias mais espontâneas no homem são as provenientes das seguranças da vida cotidiana, recebidas como Bênçãos de Deus: as alegrias da vindima e da colheita, as do trabalho ou do merecido repouso, a de uma refeição fraterna, a de uma família unida, a do amor, de um nascimento; tanto as alegrias ruidosas das festas como as alegrias íntimas do coração.

Mas existe uma alegria ainda mais profunda: a daqueles que se fazem pobres diante de Deus e tudo esperam d’Ele e da fidelidade à Sua Lei.

Nada pode, então, diminuir essa alegria, nem mesmo a provação. A alegria de Deus é força.

A alegria da Igreja (do cristão) em sua condição terrestre é a alegria própria do tempo de construção.

A Celebração Eucarística, em torno das duas Mesas, a da Palavra e a do Pão, constitui um dos terrenos privilegiados em que se deve comunicar e experimentar, de certo modo, a verdadeira alegria” (1).

Todos temos sede desta autêntica alegria, que encontra seu fundamento e centralidade no próprio Jesus Cristo.

Somos d’Ele alegres e convictos discípulos missionários, na continuidade da missão que Ele inaugurou e à Igreja confiou, portanto, é preciso que nos coloquemos em sincera e permanente atitude de conversão.

Que o esforço de conversão nos faça cada vez mais, como Igreja, servidores do Reino, com total confiança na espera d’Ele que veio, vem e virá.

Empenhados na construção de um novo céu e uma nova terra, a alegria seja um elemento constitutivo de nossa existência, uma marca que devemos carregar e deixar por onde passarmos.

Viver a autêntica alegria, com confiança, paciência e esperança, é ser e fazer brilhar a Luz do Senhor em todo tempo e em todos os âmbitos da existência, na “planície de nossa existência”, pondo em prática a Palavra do Filho Amado na montanha ouvida.


(1) Missal Dominical - Editora Paulus - pág. 18

Nenhum comentário:

Quem sou eu

Minha foto
4º Bispo da Diocese de Guanhães - MG