sexta-feira, 5 de abril de 2024

“Como é bom estar em Vossa morada, ó Senhor”

“Como é bom estar em Vossa morada, ó Senhor”

Como é bom estar em Vossa morada, ó Senhor Onipotente.
Neste Templo em que sentimos Vossa presença tão benevolente, para fazer nele Sua morada no meio de nós.

Neste lugar sagrado, como comunidade, nos sentimos acolhidos por Vós, envolvidos por Vossa misericórdia, e fortalecidos pelos laços de Vossa ternura.

Aqui, encontramos o esplendor da luz. Neste Templo Sagrado nossa comunidade santa é verdadeiramente o Corpo de Cristo, o templo vivo de Deus e a nova humanidade.

Aqui, a vossa presença é real e corporal, e aqui a humanidade também é real e corporal, pois aceitastes em Cristo a nossa humanidade em Vosso Corpo.

Senhor, no Corpo de Cristo, Vosso amado Filho, temos o lugar da aceitação, da reconciliação e da paz entre Vós e nós, e qual lugar melhor poderia nos oferecer?

Senhor, Vós encontrais no corpo de Cristo nossa humanidade, porque somos aceitos no Vosso corpo Templo Sagrado, edificado em três dias no Mistério da Páscoa.

Exultamos de alegria e Vos glorificamos por sermos membros do Corpo de Cristo, o templo espiritual, edificado de pedras vivas que somos (1 Pd 2,5ss).

Adoramos Jesus Cristo, único e eterno fundamento e pedra angular deste templo (Ef 2,20; 1 Cor 3,11), e é igualmente o templo (Ef 2,21) em que habita o Espírito Santo, que enche os corações dos fiéis e os santifica (1 Cor 3,16; 6,19).

Como é bom nos sentirmos tão perto, íntimo a quem Vos acolhe de coração puro e sincero e também reconhece Vossa divina presença em cada feição humana que encontramos.

Estais em nós, estamos em Vós, ó inaudito Mistério que contemplamos e cremos, elevando-nos ao mais alto grau a nossa condição humana, expressão do Projeto Divino. Amém!


Livre adaptação de uma citação de Dom Bonhoeffer, Missal Cotidiano,  Paulus, 1997. 

Nenhum comentário:

Quem sou eu

Minha foto
4º Bispo da Diocese de Guanhães - MG