sexta-feira, 5 de abril de 2024

Fidelidade aos Mandamentos, garantia de felicidade



Fidelidade aos Mandamentos, garantia de felicidade

Vejamos quão atuais e iluminadoras, as palavras de Madre Basilea (1904-2001):

"Nós homens, acreditávamos poder desprezar, superar todas as regras de Deus em qualquer campo, criar nossa vida com livre decisão, exatamente segundo nosso modo de pensar. Mas Deus segura o homem pelo punho… Se violarmos os Seus Mandamentos, interrompemos o fio de nossa vida, destruímos nossa felicidade". (1)

De fato, a violação dos Mandamentos divinos tem consequências sempre negativas para a humanidade, como que numa interrupção do fio de nossa vida, e com isto a destruição da própria felicidade.

As consequências tornam-se visíveis: contaminação, focos de infecção, desequilíbrio biológico, degradação, poluição ambiental, poluição sonora, e inúmeras outras situações:

“Os brados de alarme chamam nossa atenção para a ruptura de equilíbrio do planeta, em todos os níveis. Até nos níveis mais profundos do homem e da sociedade É uma presença de Deus ‘em negativo’”. (2)

Neste sentido, ressoem as palavras do Papa Francisco na “Encíclica Laudato Si”, e a necessária Ecologia integral, preservando o meio ambiente, o planeta e a própria humanidade.

Urge uma conversão profunda de todos nós, na relação com o Planeta em que vivemos. Por isto, é providencialíssima a retomada das conclusões do Sínodo Pan-Amazônico,  para que revisemos nossas posturas e atitudes, afim de que sejam garantidas a vida, não somente da Amazônia, mas de todos nós, de todos os povos, de toda a humanidade.

Supliquemos a assistência e luzes do Espírito Santo por toda a Igreja e por todas as pessoas de boa vontade, por uma cultura de vida e de paz.

(1) (2) Missal Cotidiano – Editora Paulus – pp.1377-1378

Nenhum comentário:

Quem sou eu

Minha foto
4º Bispo da Diocese de Guanhães - MG