domingo, 24 de março de 2024

Deixemos tudo para seguir o Senhor (Domingo de Ramos)

                                                         


                                            Deixemos tudo para seguir o Senhor 

Assim lemos no início do Evangelho de Marcos (Mc 1,16-20):

“Caminhando junto ao mar da Galileia, viu Simão e André, o irmão de Simão. Lançavam a rede ao mar, pois eram pescadores. Disse-lhes Jesus: ‘Vinde em meu seguimento e Eu farei de vós pescadores de homens’.

E imediatamente, deixando as redes, eles O seguiram. Um pouco adiante, viu Tiago, filho de Zebedeu, e João, seu irmão, eles também no barco, consertando as redes. E logo os chamou. E eles, deixando o pai Zebedeu no barco com os empregados, partiram em Seu seguimento.”

O Evangelista acentua que os discípulos, “abandonando tudo, seguiram a Jesus” (cf. Mc 1,18.20); no entanto, ao narrar a hora da Paixão de Jesus, o Evangelista nos diz:

“Então, abandonando-O, fugiram todos.” (Mc 14,50).

Também nós somos chamados peço Senhor para segui-Lo, como discípulos missionários Seus, vivendo com Ele o Mistério de Sua Paixão, para também celebrarmos a Sua Ressurreição, assim como nos exortou o São Gregório de Nazianzo (séc. IV):

“...imitemos com os nossos sofrimentos a Paixão de Cristo, honremos com o nosso sangue o Seu Sangue, e subamos corajosamente à Sua Cruz”.

Vivamos intensamente a Semana Santa, renovando nossa fidelidade incondicional e para sempre ao Senhor, não obstante as provações, dificuldades, as noites escuras que, por vezes, temos que passar; convictos de que, com Ele, somos mais que vencedores, porque cremos que Ele morreu, mas por Deus foi ressuscitado, e assim o será com todos aqueles que n’Ele viver e crer, como Ele mesmo nos assegurou.

Nenhum comentário:

Quem sou eu

Minha foto
4º Bispo da Diocese de Guanhães - MG