domingo, 24 de março de 2024

Semana Santa: fidelidade e obediência ao Senhor (Domingo de Ramos)

Semana Santa: fidelidade e obediência ao Senhor

“Assim ao nome de Jesus, todo joelho se dobre no céu,
na terra e abaixo da terra, e toda língua proclame
Jesus Cristo é o Senhor’ para a glória de Deus Pai”
(Fl 2,10-11)

Com o Domingo de Ramos e da Paixão do Senhor iniciamos a Semana Santa, e ouvimos a passagem da Carta de Paulo aos Filipenses (Fl 2,6-11).

O Apóstolo Paulo nos apresenta o exemplo de Jesus Cristo, que viveu obediência, fidelidade e amor total ao Pai por amor à humanidade.

Embora a comunidade de Filipos, gozando de afeto especial do Apóstolo, seja entusiasta, generosa e comprometida, é exortada a aprofundar sua prática de desprendimento com maior humildade e simplicidade, como deve acontecer com todas as comunidades que aderem ao Senhor.

Paulo nos apresenta, portanto, numa breve e densa passagem, a missão de Jesus:

“Em traços precisos, o hino define o ‘despojamento’ (‘Kenosis’)  de Cristo: Ele não afirmou com arrogância e orgulho a Sua condição divina, mas aceitou fazer-Se homem, assumindo com humildade a condição humana, para servir, para dar a vida, para revelar totalmente aos homens o Ser e o Amor do Pai.

Não deixou de ser Deus, mas aceitou descer até aos homens, fazer-Se servidor dos homens, para garantir vida nova para os homens. Esse ‘abaixamento’ assumiu mesmo foros de escândalo: Jesus aceitou uma Morte infamante – a Morte de Cruz – para nos ensinar a suprema lição do serviço, do Amor radical, da entrega total da vida” (2).

Em consequência disto, Deus o fez “Kyrios” (Senhor), para reinar sobre toda a terra e sobre toda a humanidade.

A comunidade dos seguidores de Jesus haverá de fazer sempre este mesmo caminho de despojamento, amor, doação e fidelidade total a Deus, para alcançar a glória da eternidade.

Seja para nós a Semana, tempo de graça para que nos configuremos cada vez mais a Jesus Cristo, nosso Senhor, tendo d’Ele mesmos pensamentos e sentimentos.

Se assim vivermos, estaremos nos preparando para celebrar a verdadeira Páscoa, com o transbordamento da alegria que Deus pode realizar em nós, pela Ressurreição do Seu Filho, derramando Seu amor em nossos corações por meio do Seu Espírito.



Nenhum comentário:

Quem sou eu

Minha foto
4º Bispo da Diocese de Guanhães - MG