quinta-feira, 22 de agosto de 2024

“Interceda por nós a Mãe do Vosso Filho”

                                                    

Interceda por nós a Mãe do Vosso Filho

A Virgem Maria, Mãe de Cristo, foi elevada por Deus acima de todas as criaturas do céu e da terra, e por isto, a Igreja conta com sua intercessão, em total confiança, pois ela está junto do Filho, nosso intercessor junto do Pai.

É o que vemos afirmado, claramente, no parágrafo n.62 da Lumen Gentium, do Concílio Vaticano II (séc. XX), sobre a natureza de sua mediação:

“Esta maternidade de Maria na economia da graça perdura sem interrupção, desde o consentimento, que fielmente deu na anunciação e que manteve inabalável junto da Cruz, até à consumação eterna de todos os eleitos.

De fato, depois de elevada ao céu, não abandonou esta missão salvadora, mas, com a sua multiforme intercessão, continua a alcançar-nos os dons da salvação eterna.

Cuida, com amor materno, dos irmãos de seu Filho que, entre perigos e angústias, caminham ainda na terra, até chegarem à pátria bem-aventurada.

Por isso, a Virgem é invocada na Igreja com os títulos de advogada, auxiliadora, socorro, medianeira. Mas isto se entende de maneira que nada tire nem acrescente à dignidade e eficácia do único mediador, que é Cristo”.

Deste modo, a Igreja eleva orações ao Pai de misericórdia, para que ela interceda por nós, com o refrão “Interceda por nós a Mãe do Vosso Filho”, na oração das Laudes da terceira semana.

Na primeira oração, dirigimo-nos ao Pai de misericórdia, e damos graças por nos ter dado Maria, como mãe e exemplo, e pedimos, por sua intercessão, para santificar os nossos corações.

Na segunda, também nos dirigimos ao Pai, que fez de Maria a serva fiel e atenta à Sua Palavra, para que, através de sua intercessão, faça de nós servos e discípulos do Seu Filho, Jesus Cristo.

Na terceira súplica, dirigindo-nos ao Pai, que fez de Maria a Mãe de Seu Filho por obra do Espírito Santo, suplicamos a ela que interceda para nos conceder os frutos do mesmo Espírito.

Na última súplica, dirigimo-nos ao Pai, reconhecendo a força que Ele deu a Maria para permanecer junto da Cruz, e a enchendo de alegria com a Ressurreição do Filho, que, por Sua intercessão, sejamos confortados nas tribulações e reavivados na esperança.

Salve Rainha, Mãe de Misericórdia...

Nenhum comentário:

Quem sou eu

Minha foto
4º Bispo da Diocese de Guanhães - MG