sexta-feira, 26 de abril de 2024

Somente Jesus nos conduz ao Pai

                                                          

Somente Jesus nos conduz ao Pai

        Sejamos cristãos alegres, corajosos, convictos a caminho do céu,
vivendo  no tempo presente a nossa fé em Jesus Cristo, que nos conduz ao Pai, com a força, presença e ação do Seu Espírito.

Na 4ª sexta-feira do Tempo da Páscoa, ouvimos a passagem do Evangelho de João (Jo 14,1-6), em que Jesus Se apresenta como Aquele que é o Caminho, a Verdade e a Vida (Jo 14,6).

Reflitamos sobre a missão da Igreja, que nasce de Jesus, na fidelidade ao Pai, é vivificada com a presença e ação do Espírito Santo, continuando o caminho que é o próprio Jesus.

A comunidade continua a Sua missão, no anúncio e testemunho do Evangelho, como homens novos, com vida em plenitude, porque integrados à Família Trinitária: Pai, Filho e Espírito Santo.

A passagem retrata um contexto de despedida de Jesus, e com isto Ele quer deixar no coração dos discípulos uma palavra de confiança e esperança, para que não se desviem e nem abandonem a caminhada com Ele iniciada.

Ele vai para o Pai e garante a todos que O seguirem o mesmo destino: a glória da eternidade, de modo que a comunidade, acolhendo o Espírito que Ele enviará do Pai, viverá na obediência e fidelidade a Deus, em total entrega de amor e serviço ao próximo.

No entanto, para fazer parte de Sua família é preciso que os discípulos vivam esta total obediência a Deus, trilhando o Caminho que é o próprio Jesus que ama até o fim, porque de fato, cristãos são os que se põem a caminho. Não se pode viver uma fé instalada, acomodada, e tão pouco conceber possíveis recuos, pois “a fé começa pelos pés”.

E como vemos na passagem do Livro dos Atos dos Apóstolos (At 6,1-7), a Igreja em Jerusalém, com seu testemunho, tinha alguns aspectos que davam a ela sua identidade:

Uma comunidade santa, embora formada por pecadores, num contínuo processo de conversão, procurando viver a fidelidade apesar das falhas e dificuldades;

Possui uma organização hierárquica com a responsabilidade de conduzir e orientar a direção da comunidade, favorecendo o diálogo e a participação consciente, ativa e frutuosa;

Uma comunidade de servidores que colocam em comum os dons de Deus recebidos;

Finalmente, uma comunidade criada, animada e dinamizada pelo Espírito Santo, para que dê testemunho de Jesus Cristo Ressuscitado.

Sejamos cristãos alegres, corajosos, convictos a caminho do céu, vivendo no tempo presente a nossa fé em Jesus Cristo, que nos conduz ao Pai, com a força, presença e ação do Seu Espírito.

Renovemos em nosso coração o Amor de Deus, infundido em nós pela ação do Espírito, para continuarmos com os pés firmes neste Bom Caminho que nos conduz aos céus, à comunhão plena e eterna de Amor: Céu. 

Nenhum comentário:

Quem sou eu

Minha foto
4º Bispo da Diocese de Guanhães - MG