Conduzidos pela voz do Bom Pastor
“Eu e o Pai somos um” (Jo 10,30)
Na terça-feira da 4ª Semana do Tempo Pascal, ouvimos a passagem do Evangelho de João (Jo 10,22-30).
No inverno, por ocasião da festa da Dedicação do Templo, ao passear por ele, no pórtico de Salomão, Jesus foi interrogado pelos judeus sobre quem Ele seria: “Até quando nos deixarás em dúvida? Se Tu és o Messias, dize-nos abertamente” (Jo 10,24).
Com a reposta de Jesus, vemos que o seu conhecimento não se dará por esclarecimentos racionais por mais lógicos que o sejam, ou discursos bem elaborados, mas a partir da fé n’Ele.
Esta fé é dom de Deus para reconhecê-Lo, e ao Seu rebanho pertencer.
Deste modo, aqueles que ao rebanho de Jesus pertencem, sabem que as obras que Ele faz são feitas em nome do Pai e d’Ele dão testemunho: “As minhas ovelhas escutam a minha voz, Eu as conheço e elas me seguem” (Jo 10,27).
A estas ovelhas pelo Pai a Jesus concedidas, Ele concede a vida eterna, de modo que jamais se perderão, porque, como o próprio Jesus diz: “Eu e o Pai somos um”.
Vivendo o Tempo Pascal, renovemos a nossa fé em Jesus Cristo Ressuscitado, que está em nosso meio, conduzindo-nos para verdes prados e águas cristalinas, pois Ele é nosso Bom Pastor.
A Ele busquemos de coração sincero, e com Ele, em diálogo permanente, na sua mais bela expressão, a oração, solidifiquemos nossa comunhão, para vivermos a graça do discipulado como ovelhas de Seu rebanho, atentos à Sua voz que nos fala os segredos do Reino e do amor do Pai, por meio do Seu Espírito.
Concluímos com as palavras de Anselmo, Bispo e Doutor da Igreja (séc. XII):
“Ensinai-me a Vos procurar e mostrai-Vos quando Vos procuro; não posso procurar-Vos se não me ensinais, nem encontrar-Vos se não Vos mostrais. Que desejando eu Vos procure, procurando Vos deseje, amando Vos encontre, encontrando Vos ame”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário