sexta-feira, 26 de abril de 2024

“A vida é essencialmente comunhão”

“A vida é essencialmente comunhão”

Assim Jesus Se definiu: Eu sou o caminho, a verdade e a vida” (Jo 14,6).

Assim afirma o Lecionário Comentado: “alguém poderia pensar que a vida é uma realidade misteriosa que está sabe-se lá onde, que Jesus pode dar ou que a ela pode conduzir. Na verdade, a vida é ainda o próprio Cristo e consiste precisamente naquela intimidade profunda com o Pai que se obtém vivendo com o Filho.

A vida é essencialmente comunhão: quem não tem afetos, relações, amizades, não vive; pois bem, Jesus oferece a principal das relações, a relação com Deus, que não é alternativa aos outros, mas está dentro de todas as boas relações que tecem a trama de uma vida” (1)

Assim como Jesus estabeleceu uma relação de amigo com Seus discípulos, enquanto com eles estava e caminhava, também quer estabelecer conosco: “Já não vos chamo de servos, mas amigos” (Jo 15,9-17).

É preciso intensificar nossa amizade com Jesus, nosso Senhor, que nos revela a face do Pai, como Ele mesmo disse a Felipe: “Quem me viu, viu o Pai” (Jo 14,9), pois viver é fortalecer a comunhão entre nós e com Deus.

Uma sadia e fecunda relação com Deus nos introduz na comunhão perfeita com o Filho e o Seu Espírito, e assim, consequentemente, nos abrimos em relação ao nosso próximo, estabelecendo vínculos e amizades sinceras e fraternas, numa expressão de afetos, que se abrem sempre para novas amizades multiplicadas, incessantemente.


(1) Lecionário Comentado - Editora Paulus-Lisboa - Volume Tempo da Quaresma e Páscoa - p. 528 

Nenhum comentário:

Quem sou eu

Minha foto
4º Bispo da Diocese de Guanhães - MG