quinta-feira, 25 de abril de 2024

Livrai-nos, Senhor, do pecado capital da soberba

 


Livrai-nos, Senhor, do pecado capital da soberba
 
Senhor Jesus, a Vós que dissestes: “Bem-Aventurados os puros de coração porque verão a Deus. Bem-Aventurados os que promovem a paz, porque serão chamados filhos de Deus”(Mt 5,8-9), nós Vos pedimos:
 
Livrai-nos da tentação de querer saber tudo de todos, mas sem a preocupação em edificar e construir pontes de fraternidade e comunhão.
 
Livrai-nos da fraqueza de espírito, gerada pela falta de profundidade na oração que nos leva à futilidades e vazio sem sentido.
 
Livrai-nos da tola e falsa alegria, que se alimenta, frequentemente, dos defeitos dos outros e os ridiculariza, prevalecendo-nos das fraquezas do próximo.
 
Livrai-nos da arrogância, pois esta atitude nos torna vaidosos, orgulhosos, com o não reconhecendo a importância do outro.
 
Livrai-nos da arrogância que nos cega, levando-nos à indiferença ou até mesmo a pisar sobre os mais fracos, fechando-nos em nós mesmos.
 
Livrai-nos da presunção, com o conceito maior de nós mesmos, a ponto de não reconhecermos, humildemente nossas fraquezas e limitações.
 
Livrai-nos do fechamento da mente e do coração, não reconhecendo jamais as falhas próprias, ainda que sejam notórias para todos com os quais convivemos.
 
Livrai-nos do medo de conhecer a autêntica realidade do nosso coração, e que não sejamos dados a pisar sobre os outros, seja em pensamento ou em atitudes. 
 
Livrai-nos da miopia de não enxergarmos nossa miséria, diante de Vossa infinita misericórdia, sempre pronta para nos acolher a todos para novos pensamentos e atitudes.
 
Livrai-nos da relutância, medo ou indiferença em abrir nossa alma ao sacerdote no Sacramento da Penitência, por não reconhecermos nossos pecados. Amém.
 

Nenhum comentário:

Quem sou eu

Minha foto
4º Bispo da Diocese de Guanhães - MG