quarta-feira, 20 de março de 2024

Somente o Senhor nos dá a verdadeira liberdade

                                                           

Somente o Senhor nos dá a verdadeira liberdade

Ouvimos na quarta-feira da 5ª Semana da Quaresma, a passagem do Evangelho de João (Jo 8,31-42), e refletimos sobre a verdadeira liberdade.

Por vezes pensamos que somos livres, mas podemos estar equivocados, porque existem muitas formas sutis de escravidão: a nossa tendência ao mal, as nossas imaturidades e as nossas fraquezas. Estas são as piores expressões de escravidão, porque brotam exteriormente.

Brotam exatamente lá dentro de nós, e ainda mais, têm o poder de nos enganar, porque pensamos que estamos fazendo a nossa vontade, quando, na verdade, estamos cedendo aos nossos desejos, que não nos deixam ser livres, e tornamos escravos de nós mesmos e de nossas vontades, vivendo uma pseudo e estéril liberdade, que levará à multiplicação de relações de escravidão em todos os âmbitos, esvaziando a beleza do conceito da liberdade.

Mas qual o caminho para que sejamos verdadeiramente livres? Há alternativa?

Somente permanecendo unidos a Cristo é que poderemos vencer a nossa natureza e sermos verdadeiramente livres.

Somente com Ele, e com Sua Palavra, nos tornamos verdadeiramente livres, porque nos liberta das paixões desordenadas, dos pensamentos que não edificam a fraternidade, de atitudes que maculam a história em todos os seus âmbitos.

Somente com o Senhor, nos sentiremos livres para amar como Ele ama, e muitos frutos produzir.

Somente quem crê e procura viver a Verdade, que é o próprio Jesus, Caminho, Verdade e Vida, viverá o verdadeiro amor; saberá se consumir para a luz reluzir, onde quer que esteja, para quem quer que seja. Concluímos com as palavras do Apóstolo Paulo aos Gálatas (Gl 5,1):  "É para a liberdade que Cristo nos libertou".

Nenhum comentário:

Quem sou eu

Minha foto
4º Bispo da Diocese de Guanhães - MG