quarta-feira, 20 de março de 2024

Permaneçamos na cidade e proclamemos a Boa-Nova

Permaneçamos na cidade e proclamemos a Boa-Nova

A missão de Jesus é a nossa missão e contamos com o Seu Espírito: “O Espírito do Senhor repousa sobre mim e me enviou para Evangelizar os pobres” (Lc 4,16-21).

Não estamos sós! Temos alegria e a graça de continuar a missão do Senhor, como discípulos missionários d o Verbo que Se fez Carne e habitou entre nós, atentos ao que Ele nos disse -  “Permanecei na cidade” ( Lc 24,49).

Iluminados pela Conferência de Aparecida (2007) e em plena comunhão com a Igreja do Brasil, iluminados pelas Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil – (2019-2023), multiplicamos esforços para que o Objetivo Geral seja realizado: 

EVANGELIZAR no Brasil cada vez mais urbano, pelo anúncio da Palavra de Deus, formando discípulos e discípulas de Jesus Cristo, em comunidades eclesiais missionárias, à luz da evangélica opção preferencial pelos pobres, cuidando da Casa Comum e testemunhando o Reino de Deus rumo à plenitude”.

Ungidos pelo azeite da humana ternura e inebriados com o vinho da alegre esperança, numa atualização de Pentecostes, reaprendendo a linguagem do Espírito que sopra na sua Igreja, comunicando o fogo do amor, para sermos, com renovado ardor, portadores desta Boa- Nova.

Mesmo apostolado, mas não mesmos apóstolos; mesmo discipulado, novos discípulos; mesma missão embora tempos diferentes. Mas sempre o mesmo Evangelho! O mesmo Cristo, ontem, hoje e sempre (Hb 12,14).

Para que esta ação evangelizadora aconteça, afetiva e efetivamente, é preciso ter alguns objetivos:

- Conversão Pastoral e suas estruturas;
- Acolhida de irmãos e irmãs com alegria, formando uma comunidade em que se vive o amor, a fraternidade, ternura e a solidariedade;

- Evangelização da Família;  
- Catequese permanente;

- Interação da fé com a vida em todos os âmbitos (social, político, econômico, cultural);
- Evangelizar nos novos areópagos (Internet, rádio, TV, jornais, escolas, universidades, hospitais, shoppings).

Cremos que a atividade pastoral e a ação evangelizadora são respostas corajosas para superação de realidades tão gritantes, que impedem a realização do Reino por Jesus inaugurado e por nós a ser anunciado, construído, testemunhado.

Que o mesmo Espírito, que pousou sobre Jesus na Sinagoga de Nazaré, continue repousando sobre nós, para que tenhamos o Espírito do Senhor: Espírito de sabedoria e discernimento, Espírito de conselho e fortaleza, Espírito de ciência, temor e piedade (Is 11,1-3a).

Sendo a fé viva quando são as obras que falam, deixemos as obras falarem no cuidado do rebanho, por Deus, a nós confiado! (1 Pd 5,1-4).

Nenhum comentário:

Quem sou eu

Minha foto
4º Bispo da Diocese de Guanhães - MG