sábado, 6 de dezembro de 2025

Advento: rever o caminho feito (IIDTAA)

                                                               

Advento: rever o caminho feito

Reflexão sobre o Tempo do Advento, quando somos convidados a rever o caminho que estamos fazendo, como peregrinos da esperança:

“A Eucaristia proporciona aos cristãos a oportunidade de provar seu universalismo e recusar uma separação entre ‘fracos’ e ‘fortes’, uma vez que nesta Mesa o Senhor se oferece por todos. É o ‘vínculo da união’: união com os irmãos, união com Deus em Cristo.

O anúncio da libertação trazida por Cristo suscita uma grande esperança. A nossa geração espera ansiosamente um futuro de liberdade, apesar da fuga de muitos para um passado de recordações, ou para um presente de alienações.

O Povo de Deus mantém viva no mundo esta esperança quando, com os olhos no futuro, vive, no presente de modo a merecer confiança, isto é, com fé, caridade e firme esperança”. (1)

Assim ocorre conosco quando da Mesa da Eucaristia participamos: são fortalecidos os vínculos da união com Deus, mas também entre nós, e isto remete ao cotidiano, na superação de toda a desigualdade, para que se viva maior fraternidade, solidariedade, comunhão e partilha dos bens que passam, movidos pelos bens que não passam, os valores do Reino (amor, verdade, justiça, liberdade, fraternidade, perdão, acolhida, alegria...).

É graça e missão que Deus nos concede de sermos no mundo sinal desta nova realidade, porque são solidificados e revigorados os fundamentos de um novo futuro, as virtudes divinas: fé, Esperança e caridade.

Deste modo, não somamos com os que vivem sentimentos nostálgicos de um passado de possíveis boas recordações, até beirando um saudosismo sem fundamentos, que não tenham sido uma expressão concreta (como que fantasiando o passado), porque cada tempo tem seus desafios, suas dificuldades, provações, enfermidades, carências, tristezas, inquietações, superações e o mistério da cruz que nos acompanha.

Não podemos somar também com os que, no presente, se deixam levar pelas alienações, falsas promessas, messianismos sem consistência, promessas infundadas de felicidade, falsa prosperidade, ledo engano de soluções miraculosas ou mesmo mágicas, procura de respostas fundadas em superstições ou algo que não se justifique, até mesmo contradizendo e nos levando a negar a própria fé e os ensinamentos que devem orientar o rumo de nossa vida, de nossa história.

Devemos fixar nossos olhos no futuro, na espera de um novo céu e uma nova terra, mas com compromissos renovados cotidianamente na construção do Reino de Deus.

O Tempo do Advento é um Tempo fecundo de vigilância, conversão, oração, esperança, e, sobretudo, de nos deixarmos envolver pela misericórdia divina, revelada na Pessoa de Jesus, quando Se encarnou em nosso meio, cujo Nascimento, dentro de poucos dias, haveremos de celebrar.

Deste modo, o Natal não será reduzido a uma noite de comidas e bebidas, troca de presentes e amigo secreto, tão pouco reduzindo a montagem de um presépio, ainda que belo seja.

Natal será rever o passado, com seus erros e acertos, dar rumo novo ao presente, para que um novo amanhecer, num futuro cheio de alegria, vida e paz, possamos crer e esperar.

  
(1) Missal Dominical - Editora Paulus - p.11 

Preparar o Caminho do Senhor é…(IIDTAA)

                                                                 

Preparar o Caminho do Senhor é…
 
Advento: é tempo de VIGIAR, de preparar O Caminho do Senhor para que celebremos o verdadeira Natal do Senhor.
 
Deste modo, em muito nos ajudam os profetas Baruc, Isaías e João Batista.
 
Urge nivelar os vales, rebaixar os montes e colinas e endireitar os caminhos tortos: “Preparai o caminho do Senhor!” 
Mas no que consiste em preparar a vinda do Senhor que veio, vem e virá?
 
Preparar o caminho do Senhor é:
 
- Colocar-se em momentos de deserto para o necessário encontro pessoal com Deus no fortalecimento de nossa amizade com Ele: multiplicando momentos de oração pessoal, familiar, comunitária, novena de Natal, confissão…
 
- Dar prioridade aos valores de Deus em nossa vida, diante de tantos apelos que nos cercam;
 
- Procurar por Deus para que por Ele possamos ser encontrados. Ele vem sempre ao nosso encontro, às vezes somos nós que recusamos este vital encontro;
 
- Abrir-se ao futuro de Deus, um futuro que se pode conquistar já nesta terra, mas que se dá em definitivo no céu, com alegre espera, na fidelidade e amor;
 
- Transformar a realidade de exílio e deserto, por que passamos, para uma nova realidade, em que Deus caminha conosco;
 
- Colocar-se num caminho com atitudes de conversão e perdão, procurando o Sacramento da Penitência como expressão do desejo de conversão e esperança de tempos novos;
 
- Procurar viver uma vida pura, sem a mancha do pecado, e na paz. O pecado é a nódoa de nossa alma como disse um santo da Igreja;
 
- Preencher os vales de nossa vida, os nossos vazios existenciais e evitar toda e qualquer forma de omissão;
 
- Rebaixar os montes do orgulho, da vaidade e da ambição que nos destroem;
 
- Endireitar os caminhos do egoísmo, da ganância e do ódio, procurando relações de partilha, solidariedade, justiça, amor e paz;
 
- Procurar uma vida sóbria, desprendida, austera e simples contra toda onda consumista que nos envolve;
 
- Não perder a sensibilidade diante das pessoas e dos fatos, pois a insensibilidade nos embrutece diante do mistério da vida;
 
- Não deixar morrer a alegria e a esperança no coração;
 
- Viver a fidelidade em tudo em nossa vida: à palavra dada, ao compromisso assumido, aos princípios desde a infância aprendido;
 
- Cuidar das ovelhas extraviadas e mais necessitadas, como expressão do amor e da ternura do Bom Pastor;
 
- Oferecer ao outro o melhor que pudermos, colocando, com alegria a serviço do outro, da comunidade os dons que Deus nos concedeu;
 
- Não se acomodar diante do flagelo da fome, das enchentes, dos abandonos e fazer acontecer o milagre do amor que se expressa na alegria da solidariedade, compaixão e partilha;
 
- Procurar a criação e o fortalecimento de relacionamentos verdadeiros e sinceros de amizade na família, na comunidade, no trabalho e em qualquer outro lugar;
 
- Assumir a ética do cuidado da vida humana, do planeta numa espiritualidade ecológica: cuidar da obra do Criador: repensar nossa atitude consumista e depredatória; reutilizar; reciclar; reduzir consumo do que não for reciclável.
 
Reflitamos:
 
- Quais outras possíveis definições poderiam ser somadas às aqui apresentadas?
-  Quais são as definições que mais nos tocam para que preparemos bem a chegada do Senhor? 
 
Esperemos um Natal
belo, maravilhoso e cheio de luz!
Mas não basta esperar. 
Some-se ao verbo esperar o verbo preparar; 
esperar preparando o Caminho do Senhor, 
para que Ele possa irromper 
na escuridão da Noite de Natal, 
 iluminando nossa vida,  
ressoando em nós 
a Sua imprescindível presença amorosa!
E assim poderemos desejar a muitos
Um Santo e Feliz Natal!
Amém.

Preparar o Caminho do Senhor... (IIDTAA)

                                                         

Preparar o Caminho do Senhor... 

Não há Natal para quem só espera passivamente.
Não há Natal para quem vive pusilanimemente.
Preparemos o Caminho para a vinda do Senhor...
Transformemos sinais de ódio em sinais de amor!

Esperemos pelo Natal com total confiança, mas, antes,
Ponhamo-nos em atitude de vigilância constante!
Será Natal para quem se puser decididamente a caminho,
Para acolher Aquele que é A Verdade, A Vida e O Caminho!

Natal é a Festa de quem teve coragem de ousar!
É a Festa de quem teve coragem de n’Ele acreditar,
Para que um dia, na vida acolhida, paixão assumida,
Alcançando também a graça de n’Ele Ressuscitar!

Natal é a Festa de quem teve coragem de mudar,
De rever caminhos, passos, atitudes e projetos...
Não se reduziu aos sonhos da noite, sonhando em pleno dia...
Quem multiplicou relações fraternas de sinceros afetos.

Nova Família, Mundo Novo, jamais existirão,
Se nada de novo, em nós, germinar, começar,
Antes que o Natal chegue, e Ele chega silenciosamente,
Preparemos o Caminho do Senhor, inexoravelmente!

Que o Espírito do Senhor repouse sobre nós (IIDTAA)

                                                                  

Que o Espírito do Senhor repouse sobre nós

                                            “Do tronco de Jessé nasceu a vara...

O Profeta Isaías (Is 11,1-10) nos apresenta um Oráculo pronunciado num momento dramático da história de Israel. A esperança da dinastia havia ruído. As palavras de Isaías são palavras de confiança e esperança.

Do tronco da origem de Jessé brotará prodigiosamente um novo rebento, através do qual se cumprirão todas as promessas feitas por Deus.

Sobre Ele pousará o Espírito e com Ele Sua ação que se revela em:

Espírito de Sabedoria – habilitação para o governo segundo os desígnios de Deus;
Espírito de Inteligência – discernimento entre o bem e o mal;
Espírito de Conselho e Fortaleza – compreensão dos planos do Senhor e contar com a força de Deus para o cumprimento;
Espírito de Conhecimento e Temor de Deus – docilidade em todo momento à vontade Divina.

A Igreja desenvolverá este último em Piedade – perfeita sintonia com a vontade de Deus.

Em Jesus a promessa se cumpriu: brotado como um rebento da família de Davi.

Advento, portanto, consiste na preparação para celebrarmos o nascimento d’Aquele que cumpriu a promessa: Jesus. Assim é Deus: promete e cumpre.

Jesus é a revelação da Sabedoria e Inteligência, muito mais do que Salomão.

A manifestação do Conselho e Fortaleza, muito mais do que Davi.
Sobre Ele o Conhecimento e o Temor de Deus, muito mais do que dos Patriarcas Abraão, Isaac e Jacó, muito mais do que Moisés e os Profetas.

Jesus Cristo, o Verbo Encarnado é a promessa mais bela que Deus pode realizar em favor da humanidade, como máxima expressão do Seu amor, na ação do Espírito.

Concluamos com esta canção - “Cálix Bento” - “Ó Deus salve o Oratório”:

“Ó Deus salve o Oratório
Onde Deus fez a morada
Oiá, meu Deus, onde Deus fez a morada, oiá
Onde mora o Cálix Bento
Onde mora o Cálix Bento
E a Hóstia Consagrada
Óiá, meu Deus, e a Hóstia Consagrada, oiá
De Jessé nasceu a vara
De Jessé nasceu a vara
E da vara nasceu a flor
Oiá, meu Deus, da vara nasceu a flor, oiá
E da flor nasceu Maria
E da flor nasceu Maria
De Maria o Salvador
Oiá, meu Deus, de Maria o Salvador, oiá”.

Tempo de profetizar (IIDTAA)

                                                     

Tempo de profetizar

“O Senhor é o pastor que me conduz; não me falta coisa alguma.
Pelos prados e campinas verdejantes Ele me leva a descansar.
Para as águas repousantes me encaminha e restaura as minhas forças.

Ele me guia no caminho mais seguro, pela honra de Seu nome.
Mesmo que eu passe pelo vale tenebroso, nenhum mal eu temerei;
Estais comigo com bastão e cajado; eles me dão segurança”
(Sl 22, 1-4)

Por mais breve, simples e escondida que possa ser a vida de alguém,
Seria o bastante para lhe dar valor infinito, e remover, com coragem,
as pedras no caminho, aplainando a estrada para a vinda do Senhor.

Aprendamos com João Batista que, fortalecido na solidão do deserto,
Pela meditação e pela penitência, procurou esconder-se e  desaparecer, para que viesse e aparecesse para sempre Aquele que haveria de vir.

Sejamos como João, precursores de Jesus Cristo, em todo o tempo,
“uma voz que grita no deserto da cidade”, sem perda da esperança,
Porque sabe de quem é a Palavra que anuncia com toda a confiança.

Assim age Deus na vida de todos nós, enriquecendo-nos com Sua pobreza, para obras maiores ainda, que realizou por meio do Filho, pelo Espírito: por isto para Ele nossa voz, nossas forças e toda a nossa vida e esperança.

Mesmo que a chama enfrente ventos que a queiram apagar,
Permitamos ser invadidos pelas chamas de Seu divino amor,
E assim nos deixaremos queimar, e as chamas, mais fortes, crepitar.

Mesmo que as provações, inquietações, incertezas nos acompanhem,
Não suficientes para ofuscar a Luz de Deus a resplandecer.
E assim, a chama da caridade, calor, ternura e amor irradiar.

Suavidade e beleza do Tempo do Advento (IIDTAA)

                                                              

Suavidade e beleza do Tempo do Advento

Concedei-nos, ó Deus, viver o Tempo do Advento como uma  parábola do tempo presente, em que esperamos com alegria e humildade a hora do grande encontro com Jesus, distribuindo todos os bens com infinita generosidade e de maneira imprevisível, e que voltará em Sua segunda vinda gloriosa, quando menos esperarmos.

Fortalecei-nos, ó Deus, para que vivamos este tempo de gozo espiritual, em que caminhamos olhando para a frente, com o coração pleno de fé, esperança e caridade.

Despertai-nos, ó Deus, para que vivendo este tempo, abramos a Vós nosso coração, acompanhado de orações de súplica confiante e ação de graças por todos os bens que nos concedeis, e dentre eles, o maior de todos os bens, o Bem Divino, que é o Vosso Filho, em comunhão com o Santo Espírito.

Ajudai-nos, ó Deus, para que vivamos com ardor a missão de discípulos missionários do Vosso Filho, assistidos pela docilidade do Santo Espírito, o Vosso projeto para nós, confiantes em Vossa Palavra viva e eficaz, empenhados na prática do bem, orantes e vigilantes em todo o tempo.

Abri, ó Deus, nossos olhos e nosso coração, para que sintamos e vivamos a beleza e suavidade do Tempo do Advento, para  bem celebrarmos as vindas primeira e segunda do Vosso Filho, vivendo intensamente a vinda intermediária, experimentando Vossa força, proteção e imprescindível presença, para que sejamos partícipes de um novo tempo e promotores da fraternidade e amizade social, caminho da paz plena e universal. Amém.

 

Fonte inspiradora: Missal Quotidiano, Dominical e Ferial, Editora Paulus, Lisboa, 2010 – pp.100/102 

A beleza do Tempo do Advento (IIDTAA)

                                                           



A beleza do Tempo do Advento (ano A)

Antes de apresentarmos a mensagem que a Liturgia da Palavra nos oferece, podemos assim entender o Tempo do Advento:

“Hoje nós não esperamos a vinda do Messias – que já apareceu em Belém há mais de dois mil anos – mas a Sua manifestação ao mundo. É nesta perspectiva que adquire sentido o Tempo que dedicamos à preparação do Natal, Tempo que mais do que ‘Advento’, deveria ser chamado ‘Preparação para o Advento’” (1).

Agora vejamos o que nos propõe a Liturgia:

- No primeiro Domingo (ano A) retrata a vinda escatológica de Jesus (a Sua segunda vinda gloriosa, que professamos e aguardamos na vigilância). Somos chamados a “atitude da vigilância”. Todos os textos proclamados evocam a manifestação do Senhor no fim dos tempos e a urgência da preparação para este final da história da humanidade na terra.

- No segundo Domingo (e também no terceiro) retrata a Sua vinda na História. A atitude que se ressalta é a “conversão”, a partir da voz de João Batista, que exorta a preparar os caminhos do Messias esperado.

- No terceiro Domingo, temos a identificação de Jesus testemunhado pelas Suas obras. De fato era Ele que haveria de vir. A marca deste Domingo é a “alegria”, pela Sua primeira vinda e a espera paciente e confiante de Sua segunda vinda.

- No quarto Domingo nos fala do “anúncio“ a José, sobre o nascimento do Filho de Maria como Salvador e Deus conosco.

Em relação à Palavra proclamada nestes Domingos:

- Na primeira leitura, percorremos um itinerário de consciência progressiva do caráter salvífico da vinda d’Aquele que foi prometido e que será reconhecido, no quarto Domingo, na Pessoa de Jesus de Nazaré.

- Na segunda Leitura, temos um convite a nos deixar conduzir pela vigilância, paciência e fidelidade às Escrituras, reconhecendo em Jesus, o Filho de Deus, e vivendo a obediência da fé.

Neste sentido, somos convidados à vigilância e à conversão, esperando com alegria e perseverança a chegada de Deus, na encarnação do Verbo, com a destruição da injustiça e da impiedade, trazendo a salvação para todos os que n’Ele crerem.

Concluindo, podemos afirmar que o Tempo do Advento é uma frutuosa introdução no Mistério do Ano Litúrgico e a celebração da tríplice vinda de Jesus: “As poucas semanas que precedem a Festa do Natal constituem uma importante iniciação ao Mistério insondável da Encarnação, que desde então é o âmbito em que vivemos na fé e na esperança” (2).

Sobre esta tríplice vinda, fiquemos com as palavras de São Bernardo (séc. XII), em sua Homilia para o Advento:

“Na primeira vinda, o Senhor veio em carne e debilidade, nesta segunda, em espírito e poder; e na última, em glória e majestade. Esta vinda intermediária é como que uma senda por que se passa da primeira para a última: na primeira, Cristo foi nossa redenção; na última, aparecerá como nossa vida; nesta, é o nosso descanso e o nosso consolo” (3).


(1) Lecionário Comentado - Editora Paulus - p.35
(2) Missal Quotidiano Dominical e Ferial – Editora Paulus – Lisboa – 2011 pp. 27-28
(3) idem p.28 - (in São Bernardo, Homilia sobre o Advento, 5,1-2, Opera omnia, edição cisterciense, 4, 1966, 188-190).

Quem sou eu

Minha foto
4º Bispo da Diocese de Guanhães - MG