A graça do Sacramento da Penitência
“Homem, teus pecados estão perdoados” (Lc 5,20)
Senhor Jesus, contemplando a cura e o perdão dado ao paralítico, como fizestes naquele dia, conforme nos narrou Vosso Evangelista Lucas (Lc 5,17-26), compreendemos que o perdão, que nos comunicais, é gratuito e precede nosso arrependimento.
Senhor Jesus, ao aproximarmo-nos do Sacramento da Reconciliação, quereis muito mais de que sintamos vergonha de nossas misérias, mas quereis celebrar e nos comunicar Vosso amor incondicional, revelando-nos a face misericordiosa de Vosso Pai, redimidos pelo Vosso Espírito de amor.
Senhor Jesus, ao ouvirmos Vossa Palavra, que cura nossa paralisia, a mais crudelíssima de todas, a paralisia espiritual, sejamos perdoados e purificados de nossos pecados, que nos fragiliza e nos distancia de Vós e de nosso próximo, acolhidos e envolvidos pelo Vosso abraço de ternura, que nos acolhe tal como somos.
Senhor Jesus, ensinai-nos a perdoar gratuitamente, como fizestes e fazeis, ainda que seja aparentemente fatigante e arriscado, porque se corre o risco de desilusões e de abusos, mas convosco aprendemos que somente o amor e o perdão desarmam, e vale a pena arriscar, como sempre o fazeis.
Senhor Jesus, vivendo este Tempo do Advento, saibamos valorizar os momentos que nos ofereceis para a graça do Sacramento da Penitência, “aplainando todas as montanhas e preenchendo todos os vales de nossa existência”, para que, purificados pela Vossa misericórdia, possamos celebrar dignamente o Vosso Natal. Amém.
Fonte inspiradora: Lecionário Comentado – Tempo do Advento/Natal – Editora Paulus – Lisboa – 2011 – p.99


Nenhum comentário:
Postar um comentário