quinta-feira, 22 de fevereiro de 2024

A eficácia da Oração

A eficácia da Oração

 “Pedi e vos será dado! Procurai e achareis!
Batei e a porta vos será aberta! Pois
todo aquele que pede recebe; quem
procura encontra; e a quem
bate a porta será aberta.”

Jesus Cristo é a prova mais convincente do Amor que Deus tem para com a humanidade. Ele nos revela esta face amorosa de Deus, sempre pronto a nos ouvir e nos atender se a Oração for sincera e brotar de um coração que O ama e teme e expressa este amor em solidariedade para com o próximo.

Deste modo, hoje somos iluminados sobre este tema tão precioso para a vida espiritual, que é a Oração, um dos três exercícios quaresmais propostos para este Tempo (Oração, jejum, esmola).

Oportuna é esta citação:

“O Tempo da Oração intensa e da caridade diligente (Prefácio I da Quaresma) opera em nós uma purificação espiritual, capaz de deixar para trás todas as escórias de uma procura interessada de Deus, porventura ligada à convicção errada de poder adquirir direitos sobre Ele, para nos fazer descobrir de novo o verdadeiro rosto do Pai” (1).

De fato, a Oração bem feita nos coloca diante de Deus, ou melhor, nos insere totalmente em Seu Mistério, e somos envolvidos numa relação profunda de ternura, amor, confiança, segurança, serenidade, e quanto mais possamos pensar neste sentido.

Urge que a Quaresma seja para nós Tempo privilegiado para tomarmos consciência das situações problemáticas e dramáticas de nossa existência e do mundo em que vivemos, e mais que aumentar o tempo da Oração, melhoraremos a sua qualidade para que nos leve a produzir os frutos desejados por Deus, já sinalizando as alegrias Pascais.

Rezemos não somente por nós, mas também pelos outros. Devemos rezar pessoalmente, mas também com os outros, lembrando as Palavras do Divino Mestre que afirmou que onde dois ou mais se reunissem em Seu nome, Ele prometeu Se fazer presente: “Pois onde se reunirem dois ou três em meu nome, ali Eu estou no meio deles" (Mt 18,20).

Continuemos nosso itinerário quaresmal com sinceros, corajosos e frutuosos passos para a fecunda Oração.

Continuemos nesta Escola de Oração, pois ainda temos muito que aprender e não podemos jamais parar, recuar tão pouco...

É preciso nos purificarmos de todas as escórias, e evitarmos todos e quaisquer ruídos que nos rompam a sintonia com Deus, que nos fala por Seu Espírito, em comunhão com o Filho. Amém!



(1)Leccionário Comentado - Quaresma/Páscoa pág. 82.
PS: Reflexão para a Liturgia  da quinta-feira da primeira semana da Quaresma (Est 4,17; Sl 137, 1-3.7-8; Mt 7,7-12). 

Nenhum comentário:

Quem sou eu

Minha foto
4º Bispo da Diocese de Guanhães - MG