domingo, 8 de setembro de 2024

“Cristo-Médico” (XXIIIDTCB)

                                                        

“Cristo-Médico”

Contemplo, Senhor, Vossa compaixão para com os doentes e as suas numerosas curas de enfermos de toda a espécie, como sinal claro de que “Deus visitou o seu povo” e  de que o Reino de Deus está próximo (Mc 1,29-39; 7,31-37).

Contemplo Vossa compaixão para com todos os que sofrem, a ponto de Vos identificar com eles – “Estive doente e me visitastes” (Mt 25, 36), num amor e predileção incessante para com os enfermos ao longo dos séculos, comunicando alívio e cura de que precisam.

Contemplo, Senhor, Vossa comoção por tanto sofrimento, não só Vos deixando ser tocado pelos doentes, como também fizestes vossas  suas  misérias – “Tomou sobre Si as nossas enfermidades e carregou com as nossas doenças" (Mt 8, 17).

Contemplo, Senhor, Vosso poder não somente para curar, mas também para perdoar os pecados, pois viestes para nos curar em nossa totalidade de alma e corpo,  e sois médico de que os doentes precisam.

Contemplo, Senhor, nas páginas dos Evangelhos pedindo aos doentes para que em Vós acreditassem, e multiplicando os sinais para os curar: saliva e imposição das mãos, lodo e purificação.

Contemplo, Senhor, e como os enfermos que procuravam Vos tocar, porque de Vós saía uma força que a todos curava, também vos pedimos que continueis a nos tocar pelos Sacramentos que cremos e piedosamente celebramos.

Contemplo, Senhor as curas por Vós realizadas, como sinais da vinda do Reino de Deus, anunciando uma cura mais radical: a vitória sobre o pecado e sobre a morte, mediante a sua Páscoa.

Contemplo, Senhor, Vossa Cruz Redentora, na qual tomastes sobre Vós todo o peso do mal e tirastes “o pecado do mundo” (Jo 1, 29), do qual a doença não é mais que uma consequência.

Contemplo, Senhor, Vossa Paixão e Morte na Cruz, dando novo sentido ao sofrimento, e desde então este podemos nos configurar a Vós, unindo-nos à Vossa Paixão Redentora, por amor A Vossa Igreja (Cl 1,24). Amém.

 

Fonte: Catecismo da Igreja Católica nn.1503-1505 e Evangelho de São Marcos (Mc 1,29-39; Mc 7,31-37)

Nenhum comentário:

Quem sou eu

Minha foto
4º Bispo da Diocese de Guanhães - MG