sexta-feira, 22 de março de 2024

Semana Santa: seja nossa fé acompanhada de boas obras

                                                

Semana Santa: seja nossa fé acompanhada de boas obras

Celebraremos e viveremos a Semana Santa, tempo forte de silêncio e oração, bem como tempo favorável para revermos como testemunhamos nossa fé e como nos relacionamos com nosso próximo.

Sejamos iluminados pela passagem da Carta de São Tiago (Tg 2, 14-18), a fim de refletirmos sobre a necessária fé operativa, que leva ao compromisso social e comunitário, pois a fé sem obras não serve para nada.

Belos discursos não bastam, é preciso uma bela prática, pois a religião autêntica transparece nos gestos concretos de amor e solidariedade, fraternidade, serviço, partilha, perdão, para que não façamos da religião uma mentira, um engano, uma evasão, um alienar-se de sagrados compromissos.

A mensagem da Carta leva-nos a afirmar que, somente a acolhida aos pobres e a luta pela verdade, justiça e fraternidade, dão conteúdo de veracidade à nossa fé, à nossa prática religiosa.

Também nos convida a refletir sobre a relação que estabelecemos entre a liturgia e a vida, a fé e a vida, evitando qualquer sombra de separação entre ambas.

A fé no Cristo Ressuscitado é autêntica quando se expressa concretamente em ações de solidariedade e misericórdia com nosso próximo, sobretudo no cumprimento do Novo Mandamento que Ele nos deu: “Amai-vos uns aos outros, assim como eu vos amei” (cf. Jo 15,12).


Nenhum comentário:

Quem sou eu

Minha foto
4º Bispo da Diocese de Guanhães - MG