quinta-feira, 21 de março de 2024

Meditação Quaresmal: O que mais Deus poderia ter feito por nós?

                                                

Meditação Quaresmal: O que mais Deus poderia ter feito por nós?

“ Deus, que não poupou Seu próprio Filho,
mas O entregou por todos nós, como é que,
com Ele, não nos daria tudo?”
(Rm 8,32).

A Liturgia da Quinta-feira da 5ª Semana do Tempo da Quaresma nos apresenta, como antífona da Comunhão, o versículo acima, que compreendemos dentro do contexto da passagem da Carta que o Apóstolo Paulo escreveu aos Romanos (Rm 8,31b-39).

O cristão, como discípulo missionário do Senhor, confiando no  amor de Deus, que se manifestou na Salvação realizada por meio de Jesus, o Filho de Deus, poderá enfrentar toda prova e tentação no testemunho de sua fé.

Assim como a vida cristã não está isenta de dificuldades externas e internas, terá que enfrentá-las e com a força divina, e assim poderá triunfar plenamente sobre elas.

Deste modo, o cristão sabe que nenhuma força e nenhum acontecimento podem superar o amor de Deus, e assim, nas situações mais tristes ou desafiadoras, não poderá perder a esperança, porque sabe que tem a garantia do amor, que o envolve e o acompanha em todo instante.

Este amor foi revelado por Jesus Cristo, e assim, inserido e envolvido pela complexidade, por vezes, obscura e monótona do quotidiano, manterá acesa a luz ardente da confiança.

Deus, que não poupou Seu Filho, e por meio d’Ele, por amor a nós, nada nos deixa faltar, e nada, absolutamente, poderá nos separar do Seu amor, como testemunhou o Apóstolo Paulo.


Fonte de pesquisa: Missal Cotidiano – Editora Paulus - pp.1435-1436.

Nenhum comentário:

Quem sou eu

Minha foto
4º Bispo da Diocese de Guanhães - MG