sexta-feira, 16 de fevereiro de 2024

Uma súplica à luz das virtudes cardeais

 


Uma súplica à luz das virtudes cardeais
 
Se alguém ama a justiça, o fruto dos seus trabalhos
são as virtudes, porque ela ensina a temperança e a prudência, a justiça e a fortaleza” (Sb 8, 7).
 
Nesta Quaresma, seja nossa vida conduzida pelas virtudes cardeais, fortalecendo os passos no frutuoso caminho penitencial de conversão, de reconciliação com Deus e com os irmãos, e tão somente assim, participaremos da construção de uma autêntica cultura de vida e de paz, vendo no outro o nosso irmão: “Vós sois todos irmãos” (cf. Mt 23,8).
 
Oremos:
 
Senhor, como discípulos missionários Vossos, queremos viver intensamente o itinerário quaresmal, e  cada vez mais configurados a Vós, e com mesmos sentimentos (Fl 2,5), com as renúncias necessárias para carregar nossa cruz de cada dia.
 
Senhor, ajudai-nos em nosso aperfeiçoamento e crescimento espiritual, fazendo progressos ainda maiores neste Tempo da Quaresma, assim como em todo o tempo, orientando nossas vida e atitudes pelas virtudes cardeais da Prudência, Justiça, Fortaleza e Temperança.
 
Senhor, ajudai-nos a viver a virtude cardeal da Prudência, para discernir, em qualquer circunstância, o nosso verdadeiro bem e escolher os justos meios de o atingir, pois “O homem prudente vigia os seus passos” (Pr 14, 15); e como nos falou Vosso Apóstolo -  “Sede ponderados e comedidos, para poderdes orar” (1 Pd 4, 7); e não permitais que confundamos a prudência com a timidez ou o medo, a duplicidade ou dissimulação.
 
Senhor, ajudai-nos a viver a virtude cardeal da  Justiça, com a firme vontade de dar a Deus e ao próximo o que lhe é devido, no respeito dos direitos de cada pessoa e a estabelecer, nas relações humanas, e a harmonia que promove a equidade na promoção do  bem comum.
 
Senhor, ajudai-nos a viver a virtude cardeal da  Fortaleza, para que em meio às dificuldades, tenhamos firmeza e constância na realização do bem, resistindo  resistir às tentações, com o firme propósito de superação de todos os obstáculos, vencendo todo o medo, mesmo da morte, e enfrentar todas as provações e possíveis perseguições, com a confiança do Salmista - “O Senhor é a minha fortaleza e a minha glória” (Sl 118, 14); e como nos falou Vosso Apóstolo -  “No mundo haveis de sofrer tribulações: mas tende coragem! Eu venci o mundo!” (Jo 16, 33).
 
Senhor, ajudai-nos a viver a virtude cardeal da  Temperança, a fim de que moderemos a atração dos prazeres, a fim de que tenhamos o equilíbrio no uso dos bens criados; com o domínio da vontade sobre os instintos, bem como desejos dentro dos limites da honestidade, não nos deixando conduzir pelas paixões do coração, conforme as Palavras do Apóstolo, vivamos com “...moderação, justiça e piedade no mundo presente” (Tt 2, 12).
 
Senhor, enviai Vosso Espírito para que aprendamos que “Viver bem é amar a Deus de todo o coração, com toda a alma e com todo o proceder [...], de tal modo que se lhe dedica um amor incorrupto e íntegro (pela temperança), que mal algum poderá abalar (fortaleza), que a ninguém mais serve (justiça), que cuida de discernir todas as coisas para não se deixar surpreender pela astúcia e pela mentira (prudência)”  (Santo Agostinho). Amém.
 
 
Fonte: Catecismo da Igreja Católica (parágrafos 1805-1809),
 

Nenhum comentário:

Quem sou eu

Minha foto
4º Bispo da Diocese de Guanhães - MG