São João Evangelista: Ele tocou na Carne do Verbo da Vida
"Não poderia ficar para sempre
morto Aquele a quem tanto amei"
Celebramos no dia 27 de dezembro a Festa do Evangelista São João, “o discípulo que Jesus amava”.
João, juntamente com Pedro, é o primeiro a receber o alegre anúncio da Ressurreição. E, como sabemos pelo Evangelho, ele corre e chega primeiro ao sepulcro, pelo fato de ser mais jovem ou mesmo por ser amado por Jesus e sentir ânsias de reencontrar o Amado.
Entretanto, João mesmo impelido pelo amor e com a agilidade na corrida, que o possibilitou chegar primeiro, o respeito pela idade mais avançada somado ao papel eclesial de Pedro à frente da comunidade, o levou a discernir e saber esperar e deixando que este entrasse primeiro.
O discípulo amado soube esperar, pois é próprio do amor saber esperar pacientemente e reconhecer o lugar que lhe é próprio.
Pedro ficou surpreso ao verificar os detalhes descritos tal como Maria Madalena houvera anunciado.
O discípulo amado, além da confirmação, faz um ato de fé: João viu e acreditou, tal como havia sido dito nas Escrituras, que Jesus haveria de ressuscitar dos mortos (Jo 20,9).
“Trata-se de uma profissão de fé que nasce da experiência daquilo que São João viveu e intuiu naquela manhã de Páscoa. Uma compreensão tornada possível e credível por estar estabelecida na sua relação de amor e de amizade com Jesus. Assim aconteceu também a Maria de Magdala, que, na sua procura, é movida pelo amor e pelo afeto por Jesus e, quando o Ressuscitado a chama pelo nome, reconhece-O e encontra-O vivo” (1).
O discípulo amado não mais se conteve, e sua vida se consumou no alegre anúncio e testemunho de que o Amado agora vive e reina gloriosamente.
Não pode calar mais quem tocara na Carne do Verbo da Vida. Agora, é a alegria de poder testemunhá-Lo vivo e levando a todos à mesma comunhão e amizade com o Senhor, Aquele que não mais nos chama de servos, mas de amigos.
Com João, inúmeras lições, mas a primordial é a relação de amor, intimidade e amizade com o Senhor, visibilizada no anúncio e testemunho incansável a todos os povos.
Em nossas comunidades, urge que fortaleçamos nossa relação de amor com a Trindade Santa e com nosso próximo, modos inseparáveis de viver o Mandamento do Amor que o Senhor nos confiou.
(1) Lecionário Comentado - Volume Advento/Natal - Paulus - Lisboa - pág. 267-268.
Nenhum comentário:
Postar um comentário