Que encontrem o Senhor em nossa companhia
A passagem do Evangelho: Lucas 2,41-52
Quinto Mistério gozoso – Jesus é procurado por Seus pais, e é encontrado no templo discutindo com os doutores.
A afirmação de Orígenes (séc. III) em seu Sermão sobre esta passagem:
“Tu também, busca a Jesus no templo, busca-O na Igreja, busca-O junto aos mestres que existem no templo e não saem dele. Se desta forma O buscas, O encontrarás.
Se alguém se considera mestre e não possui a Jesus, este é mestre somente de nome e, em consequência, Jesus não poderá ser encontrado em sua companhia”.
Estas palavras podem ser dirigidas a todo Presbítero, Pastor ou qualquer liderança religiosa, Agente de Pastoral, pais e mães, que são os primeiros catequistas de seus filhos.
Que aqueles que nos são confiados, e em nós depositam confiança e apreço, consigam encontrar Jesus em nós, não somente quando d’Ele falamos, mas quando geramos e formamos Cristo em nós, para formar e gerar no outro.
Que Deus nos dê a graça de favorecer o encontro do outro com Jesus através de nossa vida, de nosso anúncio e, sobretudo, pelo nosso testemunho, como Seus discípulos missionários.
Celebrando a Festa da Sagrada Família, quando ouvimos esta passagem, elevemos, de modo especial, orações por todos os pais e mães, para que, conduzidos pelo Espírito, pela palavra e pelo exemplo, sejam inesquecíveis e indispensáveis primeiros catequistas de seus filhos.
Elevemos também orações por todos os padres, pelos religiosos e religiosas, para que, com o apoio e exemplo, com a palavra e a vida, ajudem nesta sagrada missão de santificar todas as famílias.
PS: Lecionário Patrístico p. 546 – 547 Editora Vozes
Nenhum comentário:
Postar um comentário