segunda-feira, 25 de março de 2024

“A dor de Amor pelos nossos pecados”

“A dor de Amor pelos nossos pecados”

Celebraremos a Semana Santa, dias marcados por intensa Oração, em frutuoso recolhimento, com propósito de conversão e maior configuração ao Senhor, no Mistério de Sua Paixão e Morte, para também com Ele celebrar a Ressurreição, também somos convidados a “despertar no nosso coração a dor de amor pelos nossos pecados, sobretudo ao fazermos um sincero e corajoso exame de consciência no fim do dia, e ao prepararmos a nossa confissão.”  (1)

Mas como despertar no nosso coração a dor de amor pelos nossos pecados e em que consiste isto?

Tão somente quando reconhecemos os pecados que cometemos (pensamentos, palavras, atos e omissões), é que podemos sentir a dor de amor, pelo Amor que Nosso Senhor por nós viveu, e na Cruz morreu, e de Seu coração, Água e Sangue verteram, Batismo e Eucaristia, para vida nova termos, e também Alimento para nos saciar, para que na graça vivêssemos, e das mordaças e laços do pecado libertos.

Tão somente quando nos colocamos como criaturas diante do Criador, que nos pensou e criou, e tomamos consciência de que é para a vocação à santidade que Ele nos predestinou, é que sentimos a dor de amor, quando à Sua divina vontade não correspondemos.

Assim, nosso coração será despertado para a dor de amor, e para o Senhor voltaremos nosso olhar, pensamento e coração, na mais perfeita sintonia com a Sua Palavra, sentindo a Sua presença de Amor, que nos envolve, abertos ao Sopro do Seu Espírito, que nos revitaliza, e iluminados pela Sua Divina Luz, que afasta todas as trevas.

De modo especial na Semana Santa, a Semana Maior, a Semana do Amor e Graça de Deus, manifestada na crudelíssima morte de nosso Senhor na Cruz, não adiemos o despertar do nosso coração para a dor de amor pelo Senhor.

Percebamos e reconheçamos quantas vezes O negamos, O traímos e, por vezes, O matamos de muitos modos, na noite das trevas em que Ele suportou, agonia viveu, súplicas e preces e forte clamor ao Pai elevou, lágrimas, somadas ao suor de sangue, verteu.

Quem mais nos amou e nos amaria tanto assim? 

Ninguém.

O Senhor tão apenas espera que sintamos a dor de amor, para nos comunicar o Seu Amor e perdão. E assim, na alegria de sermos perdoados, vida nova alcançada, exultaremos e cantaremos o Aleluia, a vitória que Ele alcançou com a Sua Ressurreição, e n'Ela também a nossa.

Enquanto não reconhecermos nossos pecados, enquanto não sentirmos a dor de ao Senhor não ter amado, Seu Amor não termos correspondido e o perdão não ter buscado, jamais saberemos a mais bela experiência de ser por Deus perdoado e amado.

Sintamos a dor de Amor, busquemos o perdão do Senhor, que nos espera de braços abertos, não mais morto na Cruz, mas Ressuscitado, nos comunicando a remissão do pecado pelo Seu Espírito, no mais desejado deleite e abraço de ternura, amor, alegria e paz. 



Nenhum comentário:

Quem sou eu

Minha foto
4º Bispo da Diocese de Guanhães - MG